Golpes do INSS utilizam prova de vida

No Brasil, cada vez mais golpes eletrônicos são observados no dia a dia, estes usam vias como e-mail, mensagem de celular ou telefonemas. Além disso, o uso do nome do INSS nestes golpes tem sido cada vez mais frequentes, o órgão busca sempre alertar a população quanto a isso.

Em um dos golpes mais recentes identificados pelo INSS, os golpistas se passam por servidores para obter dados pessoais dos segurados. Os golpes usam a prova de vida como isca. De acordo com a instituição, os golpistas solicitam dados e fotos de documentos para não ocorrer um suposto “bloqueio nos pagamentos”. Dentre os casos, os golpistas chegam até mesmo a enviar links para que o segurado realize a biometria facial.

Como se prevenir do golpe em nome do INSS

O órgão alerta para que, em caso de recebimento deste tipo de ligação, o beneficiário deve desligar o telefone e não fornecer nenhuma informação. Caso a abordagem seja por mensagem de texto, bloqueie o número e não responda.

Deve-se lembrar que o INSS não faz contato via telefone para procedimentos de prova de vida, além de não mandar links para realização de biometria. Veja a seguir algumas dicas de como não cair neste tipo de golpe:

  • O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site ou aplicativo). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail;
  • A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br;
  • Sempre que o INSS convoca alguém para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS (aplicativo ou site) e também pode ser verificada pelo telefone 135;
  • Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou;
  • Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135.

Deve-se lembrar que o beneficiário deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).

Prova de vida

O INSS informa que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até dia 31 de dezembro, até lá, nenhum benefício será suspenso. Além disso, o INSS está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento de dados para a que a prova de vida seja feita automaticamente.

O sistema da instituição usará a base de dados do TSE e de outros órgãos federais. Mesmo sem a obrigatoriedade, o segurado que quiser pode fazer sua prova de vida pelos canais tradicionais, através de agências bancárias ou pelo  aplicativo do Meu INSS.

De acordo com o INSS, tentativas de golpes devem ser denunciadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone, no número 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.