Operadoras começam a implementar 5G puro em novas capitais

Claro inaugura rede 5G na faixa de 3,5 GHz em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, enquanto a TIM faz o mesmo em 70 bairros da capital mineira

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,6 a 3,7 GHz (Gaispi) autorizou a ativação do 5G standalone (puro) em três novas capitais a partir da última sexta-feira (29/7). Dessa forma, as operadoras móveis começaram a ativar suas redes 5% no 3,5 GHz em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

LEIA MAIS: Operadoras ativam o 5G puro em Brasília

A Claro já lançou sua rede nas três capitais, onde já estava com a infraestrutura pronta e apenas esperando a liberação do Gaispi para ativar. A operadora usa como marca o 5G+ para especificar aos clientes quando eles estão conectados em uma rede 5G pura. A Claro optou por isso para contrastar com os usuários que utilizam o 5G DSS – tecnologia que melhora a experiência de conexão, mas que não oferece todo o potencial da quinta geração da banda larga móvel. 

Todos os telefones comercializados pela Claro e compatíveis com o 5G DSS já suportam também a faixa de 3,5 GHz e serão automaticamente compatíveis com o 5G puro, agora com mais capacidade pela adição da nova faixa.  

A adoção do 5G puro não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.  

Onde o 5G da Claro está disponível 

Segundo a Claro, a rede de 5G puro está disponível em diversas regiões destas três capitais. Confira: 

  • Em João Pessoa, inicialmente, o sinal irradiará em regiões dos bairros de Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Jardim Oceania, Altiplano Cabo Branco, Brisamar, Bairro dos Estados e Miramar. A previsão é de que nos próximos meses a Claro já expanda sua cobertura 5G+ em localidades como Oitizeiro, João Paulo II, Cristo Redentor, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Planalto Boa Esperança, Jaguaribe, Castelo Branco e Centro.  
  • Em Belo Horizonte, a ativação chegará a 17 bairros: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia. A Claro continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará a outras áreas, como, por exemplo, o bairro de Buritis.  
  • Já em Porto Alegre, o sinal começa em regiões de 12 bairros: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza, Vila Assunção. 

Na noite de quinta-feira (28/7), véspera da ativação do 5G nessas localidades, a Claro usou shows de luzes como estratégia de marketing. A operadora iluminou pontos turísticos de Porto Alegre e João Pessoa, enquanto Belo Horizonte recebeu um verdadeiro show de luzes na quarta-feira (27/7). 

TIM ativa rede em 70 bairros de BH

A TIM também ativou sua rede de 5G puro em uma dessas capitais na última sexta-feira. A operadora lançou a rede em 70 bairros de Belo Horizonte, usando o dobro de antenas que a regulação exigia. Ao contrário da Claro, a TIM decidiu cobrar os clientes que desejam utilizar o 5G, lançando ofertas exclusivas para a nova geração de internet móvel. 

O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia 

A TIM aposta em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote que permite “turbinar” os planos com mais 50 GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games.  

Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.