Como tirar cheiro de mofo do colchão: 3 dicas essenciais

Saiba como deixar o colchão sempre limpo e cheiroso

Quer saber como tirar cheiro de mofo do colchão? Então, este artigo é para você. Separamos 3 dicas essenciais para você poder se livrar desse problema. E assim, aproveite uma boa noite de sono com um cheirinho maravilhoso em seu colchão. Se interessou? Então fique com a gente até o final e veja todas essas dicas incríveis!

Por que deixar o colchão sempre limpo e cheiroso?

Deixar seu colchão livre de sujeira e maus odores, além de proporcionar uma melhor noite de sono, ainda pode evitar diversos problemas de saúde.

Afinal, o mofo não é só uma mancha que deixa seu colchão com aspecto feio é um cheiro desagradável. Na verdade, ele é um tipo de fungo, formado por microrganismos que, ao entrar em contato com o sistema respiratório pode causar crises alérgicas, ataques de asma e diversos outros problemas.

Ademais, a limpeza periódica do colchão evita proliferação desse tipo de fungo e de outros microrganismos. Por exemplo, como os ácaros. Aliás, estes que também podem causar problemas à saúde.

Por isso, engana-se quem pensa que limpar e tirar cheiro de mofo do colchão é uma tarefa muito difícil. Afinal com algumas dicas simples, é possível se livrar desse problema sem muito esforço e de uma vez por todas.

Vejamos a seguir, 3 formas de realizar essa tarefa de maneira prática e eficiente, utilizando produtos simples que você provavelmente já tem em casa.

Como tirar cheiro de mofo do colchão: 3 dicas essenciais
Como tirar cheiro de mofo do colchão: 3 dicas essenciais. Foto: Canva Pro

Bicarbonato de sódio

Para essa receita você precisará transportar seu colchão para o local onde o sol bata com mais força por um bom tempo, para que a umidade evapore mais rapidamente.

Feito isso, passe o aspirador de pó por todo o colchão e em seguida, despeje o bicarbonato de sódio, especialmente nas áreas mais afetadas pelo mofo. Deixe agir por no máximo 30 minutos. Logo após, com auxílio de uma escova, esfregue toda a superfície, espalhando o produto.

Se preferir, use a escova seca. No entanto, com ela úmida será mais fácil remover os resíduos do mofo.

Finalize passando aspirador novamente para remover os resíduos de umidade e de bicarbonato de sódio. Após mais 30 minutos no sol, você já poderá levar seu colchão de volta para cama e colocar os lençóis.

Vinagre branco

Por ser um produto antibacteriano, o vinagre branco é uma excelente opção para se livrar do mofo eliminando até 90% das manchas.

Antes de utilizar a receita, passe um pano levemente umedecido com detergente neutro sobre todo o colchão. Então, logo após com meio copo de vinagre branco e o restante de água morna, utilize um borrifador para aplicar a mistura diretamente sobre o local afetado pelo fungo.

Deixe agir por 10 minutos e remova o excesso de umidade com pano limpo e seco. Aliás, o ideal é utilizar essa receita pelo menos três vezes por semana.

Caso seu colchão ainda fique úmido coloque-o no sol para secar. Esta receita, além de remover as manchas de mofo, irá tirar todo o mau odor de seu colchão.

Aspirador de pó

Pode parecer simples, mas a utilização do aspirador de pó ao menos uma vez por semana remove a umidade, diminuindo o cheiro de mofo.

Portanto, tire os lençóis e passe o aspirador sobre toda a superfície de seu colchão. Faça isso pelo menos duas vezes por semana para evitar o acúmulo de poeira, umidade e microrganismos como os fungos e os ácaros.

Uma receita simples para deixar seu colchão com um cheiro agradável

Depois de realizar a limpeza, com qualquer uma dessas receitas, você pode dar um toque especial ao seu colchão.

Em um borrifador, acrescente 500ml de álcool 70% e uma tampa de amaciante de sua preferência. Então é só borrifar a mistura diretamente sobre o colchão.

Dessa forma, o álcool irá evaporar com o tempo, restando apenas o cheirinho agradável de amaciante.

Além disso, você pode usar essa receita em todos os cômodos. Aproveite para borrifar sempre sobre superfícies de tecido como lençóis, colchas e cortinas, estofados, tapetes e qualquer lugar onde você queira deixar um delicioso cheirinho de limpeza.

Faça somente a quantidade ideal para o uso, para que não perca o efeito. Prefira fazer a receita caseira sempre antes de utilizá-la, evitando o armazenamento.

Agora, você já sabe como tirar cheiro de mofo do colchão e deixá-lo com um cheirinho agradável de limpeza. Então, faça essas receitas em sua casa e tenha uma excelente noite de sono com o colchão limpo e cheiroso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.