Como escolher a base certa: saiba como definir a cor e textura do produto

Saiba como realizar a escolha certa na hora de comprar a base

Você sabe como escolher a base certa? Pois, com tamanha infinidade de opções no mercado, acertar na cor e textura ideal para sua pele pode ser uma tarefa bastante complicada. Mas não se preocupe, pois hoje trouxemos várias dicas para ajudar você na escolha. Então, fique com a gente e saiba mais.

Como escolher a textura ideal

O critério principal para escolher a textura de base ideal para seu rosto deve ser o seu tipo de pele. Afinal, cada tipo de base oferece uma cobertura melhor para determinados níveis de oleosidade.

Se sua pele for seca ou normal, a base líquida é a melhor opção. Muito fácil de aplicar, ela oferece uma longa duração. Além disso, ela não acumula produto nas marcas de expressão. Por isso, é muito recomendada para a cobertura de imperfeições, como espinhas e acne.

Enquanto a base em pó é ótima para peles oleosas. Pois, ela não escorre e ainda absorve o excesso de oleosidade, deixando a pele com um efeito mate, ou seja, sem brilho. No entanto, seu tempo de duração não é tão elevado quando a base líquida. Por isso é ideal realizar a reaplicação depois de um certo período.

Para quem possui uma pele normal ou mista, a base em creme pode oferecer uma ótima cobertura e cobre diversos tipos de marcas, inclusive as de expressão. A propósito, esse tipo de base não é recomendada para peles oleosas por causar transferência. E nem para peles muito secas também não é indica, afinal ela pode craquelar, deixando a maquiagem com aspecto feio.

Por fim, existe também a base mousse, que é relativamente nova no mercado da beleza. Ela é excelente para quem busca um aspecto natural na maquiagem. Muito leve, ela pode ser usada em qualquer tipo de pele, por não conter óleos em sua composição.

Como escolher a base certa: saiba como definir a cor e textura do produto
Como escolher a base certa: saiba como definir a cor e textura do produto. Foto: Canva Pro

Como definir a cor de base ideal

Existe uma paleta imensa de tons de base à disposição hoje em dia no mercado. Então, para acertar no tom de sua pele geralmente nas lojas, realizam o teste de tom na mão.

No entanto, esse teste pode acabar fazendo com que você erre no tom. Afinal, é costumeiro realizá-lo nas costas da mão ou no pulso, mas essas regiões podem não ter o mesmo tom de seu rosto, por receber mais ou menos exposição ao sol.

Por isso, o ideal é sempre testar o produto em seu rosto para verificar se a cor irá cobrir as imperfeições, sem destoar da tonalidade de sua pele.

Portanto, aplique uma pequena quantidade da base perto do queixo e do maxilar e suba suavemente até a bochecha. Lembre-se de sempre espalhar bem o produto com uma esponja ou pincel adequados.

Então, verifique se ela harmonizará bem com o restante de seu rosto. Para se certificar que irá acertar na escolha utilize luz natural, para que a percepção do acabamento seja correta.

Pois, as luzes artificiais podem nos enganar quanto à combinação com a pele. Após realizar o teste na luz adequada, se o tom se harmonizar bem com sua pele, você saberá que esse é o seu!

Qual é o melhor acabamento de base?

Para escolher o tipo de acabamento de sua base, é necessário pensar a respeito do efeito que você está buscando. Confira na lista a seguir, os tipos de texturas:

  • Matte: Deve ser incorporada a uma maquiagem com efeito opaco, evitando oleosidade;
  • Semi-matte: Para quem não quer um efeito artificial na maquiagem, esse é o tipo ideal. Ela é mais leve e oferece uma boa cobertura;
  • Acetinada: Para o efeito de pele saudável e uma maquiagem mais destacada, as bases acetinadas oferecem um maior brilho;
  • Sheer: Também conhecidas como BB Cream ou CC Cream, a base sheer tem um acabamento mais fino e leve e oferece baixa cobertura.

Os BB Creams ou CC Creams devem ser usados somente para uma uniformização da pele. Pois, eles não cobrem marcas de expressão, acnes ou espinhas.

Para quem tem marcas mais expressivas, o ideal é buscar uma base de cobertura média ou alta e combiná-la com o pó compacto e corretivo. No entanto, é necessário ter cautela ao aplicar o produto para não deixar a maquiagem carregada com o efeito pesado.

Curtiu as dicas de como escolher a base certa? Portanto, lembre-se sempre de testar o produto em seu rosto antes de levar para casa. Assim, você garantirá uma melhor harmonização com seu tom de pele e uma cobertura satisfatória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.