FGTS: Saque-aniversário foi liberado para ESTES brasileiros

O saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em maio já foi liberado. O valor a ser recebido depende do saldo disponível em conta e para receber o benefício, é preciso fazer a optar pela modalidade no aplicativo o FGTS.

O saque-aniversário do FGTS é liberado mensalmente, e cada grupo é contemplado no mês de seu aniversário. Isso significa que os nascidos em maio podem fazer o saque desde o dia 1º e, aqueles que decidirem sacar os recursos após o dia 10, receberão também a correção do depósito deste mês. Vale lembrar que os nascidos em maio têm até dia 31 para fazer a solicitação e receber ainda neste ano.

Aqueles nascidos entre janeiro e abril, que ainda não optaram pelo saque-aniversário, se decidirem mudar para essa modalidade, só receberão o dinheiro em 2024. Para os demais, ainda é possível ser beneficiado neste ano, desde que a adesão seja feita até o último dia do mês em que faz aniversário.

Mais informações sobre a modalidade

O saque-aniversário do Fundo de Garantia é uma modalidade que permite que o trabalhador faça saques anuais em sua conta. A opção foi criada para oferecer mais flexibilidade aos trabalhadores, ou seja, ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador pode sacar uma porcentagem do saldo disponível em sua conta do FGTS, mais uma parcela bônus que varia de acordo com o valor sacado. 

A porcentagem do saque pode variar de 5% a 50%, dependendo do valor disponível na conta do trabalhador. Apesar da vantagem de poder utilizar o dinheiro como quiser, é importante lembrar que, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador não poderá sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Nesse caso, ele terá direito apenas à multa rescisória de 40%.

É possível voltar para o Saque Rescisão?

Caso o trabalhador tenha escolhido a modalidade de saque-aniversário, mas deseje voltar para o Saque-Rescisão, é possível fazer a reversão em qualquer momento. Segundo a Caixa Econômica Federal, a mudança terá efeito a partir do 1º dia do 25º mês da solicitação.

Além disso, aqueles que optarem pelo saque-aniversário podem movimentar a conta FGTS em algumas circunstâncias, como a aquisição de moradia própria, doenças graves, aposentadoria ou situação de calamidade pública.

Antecipação do saque-aniversário

Para antecipar o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), são estabelecidos alguns critérios, como estar adimplente com a Caixa e ter o CPF em regularidade. Além disso, o trabalhador deve ter mais de 18 anos ou ser emancipado. A adesão à modalidade de saque-aniversário deve ser realizada pelos canais eletrônicos da Caixa, após autorizar a consulta de informações do FGTS

É necessário que o trabalhador possua uma conta corrente ou poupança na instituição bancária, exceto as contas Poupança Social Digital ou Poupança CAIXA Fácil. Além disso, para antecipar o saque-aniversário, os trabalhadores devem ter saldo suficiente no FGTS para essa antecipação, com o valor mínimo de R$ 2.000 para a contratação. 

Aqueles que desejam solicitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS podem fazer uma simulação pelo Internet Banking ou App CAIXA. Vale informar que por se tratar de uma modalidade de crédito, a antecipação do saque possui juros, ou seja, é importante conferir todas as condicionalidades antes de confirmar a operação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.