UECE abre inscrições para mais de mil vagas em cursos de graduação EAD

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) abriu o período de inscrição para o Vestibular Especial para Cursos de Graduação na Modalidade a Distância (EAD) 2023. De acordo com o edital, as vagas são ofertadas por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Conforme o cronograma, o período de inscrição segue aberto até o dia 13 de junho de 2023. As inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da UECE.

Para efetivar a inscrição, os candidatos devem realizar o pagamento da taxa da inscrição dentro do prazo estabelecido. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

Isenção da taxa

O edital prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para estudantes de baixa renda. De acordo com o cronograma, as solicitações de isenção poderão ser feitas até amanhã, dia 11 de maio. 

Para solicitar o benefício, os candidatos devem preencher requerimento específico disponível no site da CEV (Comissão Executiva do Vestibular) e enviar todos os documentos solicitados para a comprovação dos critérios. 

Poderão solicitar o benefício servidores da FUNECE, seus filhos e dependentes legais; doadores de sangue no Estado do Ceará; estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas do Ceará; egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Pessoa Hipossuficiente, cuja renda familiar per capita seja inferior a meio salário-mínimo.

A lista de documentos necessários para a comprovação dos critérios está disponível no edital. O prazo limite para envio da documentação segue aberto até às 17h do dia 12 de maio. 

A divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 26 de maio, com recebimento de recursos até as 17h do dia 18 seguinte. A CEV deve liberar o resultado final da isenção no dia 31 de maio.

Vestibular Especial 2023

A classificação dos inscritos nesse processo seletivo vai considerar o desempenho dos candidatos em prova aplicada pela UECE. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 7 de julho de 2023 (domingo).

A avaliação contará com uma proposta de redação em Língua Portuguesa e com 45 questões objetivas sobre conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio. Desse modo, a prova objetiva abarcará as seguintes disciplinas: Geografia, História, Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

Os locais de prova serão exclusivamente nas cidades de Beberibe, Boa Viagem, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Russas e Tauá. Os candidatos poderão conferir onde realizarão o exame através do Cartão de Informação do Candidato, cuja liberação está prevista para o dia 6 de julho de 2023.

Oferta de vagas

A UECE, através da UAB, está ofertando 1.000 vagas para graduações EAD. Há vagas para os cursos de Administração Pública, Ciências Contábeis, Pedagogia.

As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes polos de apoio presencial: Beberibe, Boa Viagem, Caucaia Araturi, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixeramobim, Russas e Tauá.

Haverá reserva de vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos e indígenas e para PcDs. Conforme o edital, em caso de aprovação, os candidatos negros deverão passar por procedimento de heteroidentificação.

Resultados

De acordo com o cronograma, a UECE vai liberar o gabarito preliminar no dia 10 de julho. Os interessados poderão contestar o caderno de provas e o gabarito entre os dias 11 e 12 seguintes. 

Já a divulgação do resultado preliminar da seleção está prevista para o dia 17 de julho, enquanto a relação dos nomes dos candidatos habilitados para a correção da prova de redação está prevista para 28 de julho. A UECE ainda não informou a data para a publicação do resultado final.

Acesse o edital do processo seletivo para mais informações.

Leia também IFMG divulga resultado preliminar dos pedidos de isenção referente ao Vestibular 2023/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.