Por que o feedback é fundamental?

feedback é fundamental por uma série de motivos. Ele pode mudar o dia a dia de qualquer corporação, desde que seja colocado em prática de uma forma organizada e estruturada.

Por isso, pensando na importância do feedback, elencamos 5 fatores que os tornam essencial na rotina de trabalho de qualquer empresa. Saiba mais acompanhando este texto.

Por que o feedback é fundamental?

O feedback é fundamental pois é por meio dele que muitas questões podem ser alinhadas. Expectativas, metas, objetivos, foco e tantos outros pontos são colocados em pauta durante o feedback. Abaixo descrevemos cada um deles com mais detalhes:

1. Direcionamento do time

Um time bem direcionado é, na maior parte das vezes, um time que recebe um bom feedback. Afinal, como a equipe saberá, exatamente, quais são os passos mais valiosos se nunca conversarem sobre esse tipo de assunto? Pois é!

Por isso, é muito importante que o feedback faça parte da rotina de qualquer empresa. Pois é graças a ele que se torna viável apresentar os caminhos e metas que devem ser alcançadas. Consequentemente, todo mundo acaba “falando a mesma língua” no ambiente de trabalho.

2. Melhorias constantes

As melhorias constantes também podem ser experienciadas a partir do feedback. Pois como vimos acima, os gestores e o próprio grupo, como um todo, podem trabalhar com foco em encontrar gaps, direcionar o passo e melhorar a atuação dia após dia.

O feedback, seja ele individual ou grupal, ajuda o time na hora de saber quais são os pontos fortes e fracos, que necessitam de atenção ou “folga”.

3. Alinhamento de expectativas

Muitas vezes, cada membro da equipe pode apresentar uma expectativa muito subjetiva sobre algo. Assim, algum colega pode estar almejando um resultado exorbitante, enquanto outro ainda sequer entendeu a importância de determinada tarefa. Neste cenário, o feedback é fundamental para alinhar as expectativas de todos os envolvidos e, assim, garantir que os resultados sejam mais equilibrados e efetivos.

4. Remanejo quando houver necessidade

O feedback é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, pois na hora de remanejar trabalhos, tarefas e até mesmo metas, ele pode ser uma grande ferramenta. Afinal, por meio de uma conversa assertiva é possível organizar uma série de atividades, garantindo que seja possível manter um fluxo de trabalho sempre constante e alinhado às necessidades da empresa.

Isso porque, em alguns momentos, algumas tarefas podem parecer truncadas e pouco otimizadas. Sendo assim, com a conversa franca entre gestor e liderados, os gaps podem ser encontrados, as tarefas remanejadas e tudo reorganizado.

5. Crescimento individual e coletivo

Um feedback bem feito tem um papel importante no crescimento profissional das pessoas. O gestor, que está ali avaliando e analisando a atuação de cada colaborador, consegue ter uma “visão de fora”, que pode ajudar as pessoas a crescerem ainda mais.

Por isso, o feedback é fundamental quando se pensa em crescimento e desenvolvimento de equipe. Não meça esforços na hora de colocá-lo em prática e permita que o seu time seja ainda mais desenvolvido.

Veja agora: Como dar feedback para um colaborador mais velho?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.