Como dar feedback para um colaborador mais velho?

Dar feedback para um colaborador mais velho pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Isso porque, muitas vezes, a pessoa pode entrar em um modo defensivo ao receber o feedback de alguém mais jovem.

Porém, existem formas de abordar as melhorias sem parecer narcisista ou alguém que quer “estar por cima”, podemos assim dizer.

A seguir, você verá uma série de apontamentos que podem ser usados nesse sentido. Continue lendo!

Como dar feedback para um colaborador mais velho?

Para dar feedback para um colaborador mais velho é necessário seguir alguns passos. Nunca dê um feedback exatamente no momento em que algo “ruim” acontece, pois é quase impossível conseguir preparar um bom “discurso” de um segundo ao outro, certo?

Sendo assim, lembre-se sempre da premissa de que o feedback deve ser preparado com antecedência e atenção. Apenas assim é que se torna viável a construção mútua.

Portanto, veja quais passos podem ser bem-vindos nesse processo:

1. Faça uma análise profunda da situação

Analise a situação de cabeça fria. Isto é, não caia no erro de querer encontrar os pontos fortes e fracos do colaborador se você estiver frustrado ou irritado com alguma situação. Pelo contrário, analise o ocorrido com tranquilidade, profundidade e calma. Nada de correr contra o tempo.

2. Não anote comportamentos e ações de forma generalista

Na hora de listar, no papel mesmo, os comportamentos do colaborador, para que seja possível dar o feedback, não anote-os de uma forma muito generalista. Em outras palavras, não coloque algo como “Você sempre faz isso e isso”, mas sim, anote qual comportamento ocorreu em determinado momento, e por que ele pode ser ruim.

3. Pense em como o colaborador deveria ter agido

Avalie quais tipos de comportamentos teriam sido mais apropriados para o momento. Saber isso é muito importante para dar feedback para um colaborador mais velho. Afinal, você deverá apresentar quais são os resultados esperados versus aqueles que foram atingidos.

4. Monte a sua “apresentação”

Com todos os dados acima em mão, é hora de preparar a sua apresentação. Monte uma espécie de roteiro:

  • Fatores positivos que o colaborador atingiu.
  • O que ficou abaixo do esperado.
  • O que deveria ter sido feito.
  • Como será possível melhorar e desenvolver determinados pontos.
  • Demonstração da preocupação da empresa para com o colaborador.

5. Marque um momento e converse sem acusações

Assim como ocorre em outras circunstâncias, para dar feedback para um colaborador mais velho é necessário marcar um momento propício para isso. Além disso, é importante ter em mente que o momento da conversa não serve para fazer acusações.

6. Ouça o colaborador e seja empático

Ouça tudo o que o colaborador tem a dizer. Pratique a escuta ativa e seja empático neste momento. Afinal, o indivíduo pode ter justificativas para o que aconteceu, e ouvir isso é uma forma de entender melhor a situação.

7. Estabeleça metas e caminhos com ele

Juntamente do colaborador, estabeleça metas e caminhos que poderão ser percorridos a partir de hoje. Essa ação é muito valiosa para o dia a dia de trabalho ser mais motivador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.