Como fazer um plano de desenvolvimento pessoal?

Entenda como você pode começar a elaborar o seu plano de desenvolvimento pessoal.

Saber fazer um plano de desenvolvimento pessoal é importante e garante um futuro muito mais feliz e realizador. É através desse plano que você se torna mais preparado para as adversidades, além de aprender de que maneira você pode agir diante das mais diversas circunstâncias.

Tudo isso, sempre visando os objetivos traçados durante o planejamento pessoal. Mas, como fazer esse plano? O que levar em conta? A seguir daremos alguns detalhes nesse sentido.

Como fazer um plano de desenvolvimento pessoal?

Para fazer um plano de desenvolvimento pessoal é necessário tirar um tempo para si. Esse plano não deve ser elaborado na tentativa de “correr contra o tempo”. É necessário investir em um processo de autoconhecimento e autoavaliação para, dessa maneira, construir uma trajetória muito mais positiva. Veja como:

1- Entenda o seu cenário atual e avalie os pontos positivos e negativos

O primeiro passo sempre será o autoconhecimento e a análise do seu cenário atual. Afinal, como traçar passos para um objetivo futuro, se não sabemos a quantas andam o nosso dia de hoje?

Pois bem, comece avaliando o seu trabalho, os seus relacionamentos, a sua vida acadêmica, etc. Foque em visualizar tudo o que está acontecendo no agora e entenda os fatores positivos e negativos de cada situação.

Vale, inclusive, fazer uma lista de prós e contras, a fim de organizar a sua vida de uma forma mais visual e assim saber onde e quando agir.

2- Saiba definir os seus objetivos (vida pessoal, profissional, amorosa, etc.)

Depois que você conseguir visualizar o seu cenário atual, comece a definir os seus objetivos. Esses objetivos podem se basear em uma “melhora de um ponto fraco” ou no desenvolvimento de algo totalmente novo. 

Isto é, você não precisa focar apenas no que traçou como algo “negativo”, no passo anterior. Mas sim, pode criar estratégias para novos objetivos em sua vida.

3- Busque traçar um passo a passo para cada objetivo

Com os novos objetivos traçados, é hora de elaborar um passo a passo para alcançá-los. Para isso, avalie como você pode, a cada dia, dar um novo passo rumo ao seu grande objetivo. Entenda quais são as “etapas” que devem ser cumpridas para “chegar lá”.

  • Exemplo: Se você quer iniciar uma nova carreira, saiba qual graduação ou pós você deverá fazer. Em seguida, veja o tempo que será investido. Depois, saiba como você vai encaixar esse tempo na sua rotina, e assim por diante.

4- Estipule prazos e metas para alcançar seus objetivos e assim fazer um plano de desenvolvimento pessoal

Por fim, procure traçar quais serão os prazos para cada passo, ou seja, para cada meta estabelecida, rumo ao seu objetivo final. Isso lhe dará mais “gás” e energia para focar nos seus sonhos, fazendo com que você dê muito mais credibilidade para cada passo essencial rumo à sua realização.

Ter prazos bem estruturados faz toda a diferença, além de que dessa forma você impede que a procrastinação apareça, por exemplo. Por isso, depois de conhecer o seu cenário; saber quais são os seus objetivos e traçar um plano para chegar lá, inclua os prazos como fator primordial. Isso vai lhe impulsionar rumo ao sucesso.

Bom desenvolvimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.