Exercícios físicos para crianças: Conheça os melhores

Manter uma rotina de exercícios físicos para crianças é indispensável para barrar problemas como a obesidade infantil e demais doenças provenientes do sedentarismo na infância.

Embora as crianças, por si só, costumam ser mais ativas do que muitos adultos, é preciso que haja um incentivo a mais, por parte dos pais, para que os pequenos sintam-se convocados à prática de exercícios.

Para isso, existem atividades que podem ser prazerosas, divertidas e muito benéficas para a saúde. Tudo isso garantindo o bem-estar, o desenvolvimento saudável e até mesmo a saúde mental da criança.

Veja abaixo as nossas sugestões e crie, junto com o seu filho, uma rotina de vida mais saudável.

Quais são os melhores exercícios físicos para crianças?

Garantir uma rotina saudável para os filhos é indispensável para vê-los crescendo fortes e saudáveis. Mas além da higiene, do sono, da alimentação e dos estudos, precisamos incentivar os movimentos corporais para que haja a queima de calorias e a ativação da circulação sanguínea.

Para que isso aconteça, é importante investir em atividades que incentivem a imaginação das crianças, além de promoverem muita diversão, como no caso dos exercícios abaixo.

1- Pular corda

Que tal criar desafios com o seu filho brincando de pular corda? Você pode criar metas e objetivos de pulos sem errar, ou então, cantar músicas para animar ainda mais os pulos.

2- Caminhadas no parque

As caminhadas no parque também são bem interessantes. Além de ser um exercício simples, a criança ainda terá contato com a natureza, estimulando assim a sua criatividade.

3- Jogos com bola

Os jogos com bola são sempre muito divertidos. Com eles, você pode criar brincadeiras e regras de acordo com os gostos do seu filho e o tipo de brincadeira que você deseja fazer. Um exemplo clássico é o jogo do “ovo choco”, que faz com que a criança corra e se divirta.

4- Natação

A natação é, sem dúvidas, um dos melhores exercícios físicos para crianças. Ela impacta na saúde respiratória, na força muscular, na coordenação, no bem-estar e pode ainda ser uma forma refrescante de se divertir no verão.

Lembre-se apenas de ficar sempre por perto, enquanto a criança estiver na piscina, ok?

5- Aulas de dança

As aulas de dança são divertidas e desenvolvem a coordenação motora ampla das crianças. Deixe-a escolher o ritmo que mais a agrade e invista nessa possibilidade.

6- Esportes diversos

Os esportes também são opções de exercícios físicos para crianças. Com ele é possível ainda estimular a empatia e o espírito de equipe, formando assim, um ser humano mais justo e equilibrado emocionalmente.

7- Gincanas

Por fim, temos ainda a possibilidade de gincanas. Com elas você desenvolve o sentimento de competitividade saudável, estimula a criatividade e as interações sociais, e ainda pratica exercícios com o seu filho.

Exemplo de gincana: Guerra com balões de água; caça ao tesouro; cabo de guerra; corrida no saco; dança das cadeiras; etc.

 

Viu só quanta possibilidade de exercícios físicos para crianças? Então é hora de montar uma rotina saudável para os pequenos e assim disponibilizar mais qualidade de vida para eles!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.