Como desenvolver a coordenação motora?

Entender como desenvolver a coordenação motora, especialmente a ampla, é essencial para prevenir acidentes, tropeços e tombos ao longo da vida.

Para isso, existem diversos exercícios que estimulam o cérebro e melhoram a forma como nossos reflexos agem nas atividades diárias. Abaixo você encontra nossas sugestões.

Como desenvolver a coordenação motora?

Entenda como desenvolver a coordenação motora ampla com dicas super práticas e fáceis de serem incluídas em seu dia-a-dia:

1- Faça uma caminhada com movimentos periódicos

A caminhada é uma das melhores maneiras de desenvolver a sua coordenação. Especialmente quando feita ao ar livre, é uma ótima porta de entrada para uma melhora no equilíbrio, por exemplo, além de ser importante para a noção de espaço.

Entretanto, se você quer um plus neste tipo de atividade física, é preciso que você crie desafios. Por exemplo, você pode caminhar 10 passos para frente, depois 10 para trás e 10 para cada lado. Lembre-se de acompanhar os movimentos com a direção dos braços, que poderão intercalar entre esticados e dobrados.

2- Caminhada em linha reta

Lembra da brincadeira de caminhar em uma linha reta? Então, você pode praticá-la para desenvolver a sua coordenação motora.

Você pode fazer isso na sua casa, andando em linha reta, usando o rejunte do piso da sua sala como guia. Caminhe com os braços esticados para os lados, dando mais sustentação e equilíbrio para o seu corpo. Ao terminar um trajeto de 5 metros, faça-o andando de costas.

3- Pular corda

Pular corda pode ser uma das melhores formas de como desenvolver a coordenação motora. Afinal, quando você pula corda você está se atentando para diferentes movimentos do seu corpo, como por exemplo, braços, ombros, pernas, joelhos, pés, etc.

Crie desafios, faça contagens, tente bater recordes. Tudo isso dará um gás a mais para a prática.

4- Natação

A natação é outra prática de exercícios que tem por objetivo trabalhar toda a musculatura do nosso corpo.

Ao mesmo tempo, está intimamente relacionada com a coordenação motora, tendo em vista que para que possamos nadar corretamente nós temos que ter uma consciência ampla de todo o nosso corpo.

5- Equilibrar-se em um pé só

Equilibrar-se em um pé só pode ser super simples para algumas pessoas, enquanto que para outras se transforma em um verdadeiro desafio.

Para isso, você deverá se equilibrar em um pé só por pelo menos 20 segundos e, passado este tempo, fechar os olhos e tentar se equilibrar por mais alguns segundos.

6- Caminhada com obstáculos

Que tal trazer novos desafios para as suas caminhadas? Você pode fazer isso colocando obstáculos no meio do caminho.

Experimente usar cones no trajeto, para que a caminhada tenha curvas e mudanças de direção de forma mais “disruptiva”. Quanto maiores os desafios, maiores serão os resultados em sua coordenação.

7- Como desenvolver a coordenação motora? Com pilates!

Pilates também tem o poder de melhorar a sua coordenação motora. Afinal, você precisa trabalhar força, concentração e respiração para que todos os movimentos aconteçam da melhor maneira.

Assim, você aprende a ter uma consciência melhor sobre cada parte do seu corpo, tendo uma coordenação muito mais apurada.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de comentar aqui abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.