Quais são as fases do luto? Entenda aqui

Vivenciar as fases do luto pode ser um pouco desgastante para algumas pessoas. Afinal, nunca estamos plenamente preparados para quaisquer tipos de perdas. Por isso, tendemos a ter um pouco de dificuldade para lidar com o “corte” abrupto de uma relação com alguém ou algo.

Porém, especialistas apontam que, independentemente do tipo de perda, nós sempre passaremos pelas 5 fases do luto. O que difere o luto de uma pessoa do de outra, é o tempo e a forma como cada fase será vivida.

No artigo de hoje, no entanto, vamos lhe dar mais detalhes sobre cada uma dessas fases. Para que assim, você consiga gerenciar as suas emoções de uma maneira mais interessante, quando o luto perpassar em sua vida. Acompanhe.

Quais são as fases do luto? Como funciona cada uma delas?

Abaixo detalhamos todas as fases do luto para que você conheça cada uma delas.

1- Negação da perda

Nesse primeiro momento, logo após a notícia da perda, costumeiramente as pessoas negam o ocorrido. Tentam não falar sobre o assunto, se fecham e buscam manter a mesma rotina de antes do falecimento de alguém.

Trata-se de uma defesa psíquica, onde a pessoa – que pode ainda não estar pronta – não consegue lidar com a dor, fazendo com que ela fique de “escanteio” na rotina.

2- Raiva

A fase da raiva pode durar até 6 meses. Aqui, o sujeito tende a se sentir revoltado com a perda que está vivendo. Afinal, não encontra subsídios para uma “justiça” dentro da situação.

No entanto, aos poucos esse sentimento começa a ser trabalhado, e embora a pessoa tenha distúrbios de sono e de apetite, pouco a pouco a irritabilidade vai se esvaziando através das lágrimas ou desabafos.

3- Barganha

Essa é uma das fases do luto onde a pessoa acaba se prendendo em situações fantasiosas, como se tentasse negociar para que o ocorrido fosse revertido. Acredita que possam existir possibilidades de desfazer o falecimento, trazendo a pessoa de volta.

No caso de religiosos, isso pode aparecer com pedidos em orações para que Deus devolva a vida do ente querido.

4- Depressão

Essa é uma das fases do luto mais difíceis. A pessoa acredita que não conseguirá ultrapassar a dor da perda e a depressão que sente. Por isso, acaba se isolando e acreditando que nunca mais conseguirá sonhar e arquitetar planos para o futuro.

É nessa fase que o sujeito se dá conta, conscientemente, do que aconteceu. Ele deixa de negar ou de sentir raiva, e assim, se depara com o vazio que a perda pode provocar.

O choro é comum nessa etapa, tendo em vista que frequentemente a pessoa poderá perceber que não tem mais o ente querido por perto, e isso poderá gerar dúvidas e até mesmo o desespero.

5- Aceitação

Por fim, na última fase do luto o sujeito passa a perceber o poder da superação. Começa, pouco a pouco, a reorganizar o seu esquema mental, pensando no futuro, voltando à rotina e criando novas formas de enxergar a vida.

Aos poucos, a dor do luto começa a ser substituída pela saudade e pelas lembranças nostálgicas. E assim, o sujeito começa a restabelecer a vida e a construir novos caminhos, sempre recordando os momentos felizes com o ente querido.

 

Atravessar o luto não é simples, e nem precisa ser. Respeite o seu tempo, as suas dúvidas e as suas dores. E lembre-se: a psicoterapia pode lhe ajudar em todas as etapas do luto e pós luto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.