Como melhorar a saúde mental? Dicas para pôr em prática hoje

Em tempos de pandemia, a busca por formas de melhorar a saúde mental tem aumentado exponencialmente.

O bombardeio de notícias negativas, familiares adoecidos e as medidas de isolamento e distanciamento têm mexido – e muito – com o bem-estar mental de muitas pessoas.

Mas como lidar com todos estes desequilíbrios? E ainda, como manter a saúde mental em qualquer momento de nossas vidas? Acompanhe para entender mais.

Dicas para melhorar a saúde mental

Veja as nossas dicas para melhorar a saúde mental e assim ter uma vida mais leve e feliz:

1- Permita se reconhecer diante dos mais diversos contextos

Todos nós temos limites. Todos nós temos medos, angústias e nos sentimos sobrecarregados às vezes. Reconhecer tudo isso é essencial para melhorar a saúde mental.

Não há nada de errado em parar para refletir sobre como você tem se sentido. Pelo contrário! Isso é imprescindível para garantir o seu bem-estar. Por isso, permita-se se questionar, independente do contexto.

Você pode se questionar acerca do seu relacionamento, trabalho, estudo, autoestima e, dessa forma, refletir sobre caminhos, limites e formas de ultrapassar as barreiras – ou simplesmente deixar algo ruim para lá.

2- Não foque na felicidade alheia e pare de se comparar

Cuidado com o que as redes sociais têm mostrado para você. Considere que as pessoas sempre irão publicar o que há de “melhor” na vida delas, além de utilizarem formas de transformar algo pequeno em extraordinário.

Por isso, não se compare e não baseie a sua felicidade ali. É preciso se atentar ao fato de que todo mundo pode ter momentos de felicidade e tristeza, e tudo bem!

3- Fuja do excesso de informação negativa para melhorar a saúde mental

Estar constantemente buscando informações sobre o que acontece em sua volta pode ser um pouco maléfico para a sua saúde mental.

Afinal, o excesso de negativismo nas informações encontradas em portais na internet poderá elevar o estresse e até mesmo a sensação de impotência.

Prefira, no entanto, saber as informações gerais sobre a sua cidade e país e evite consumir notícias negativas ao longo de todo o dia.

4- Tenha momentos de reflexão

Permita-se ter momentos de reflexão. Saiba quando você deve parar para refletir sobre suas atitudes e os seus sonhos. Se você está constantemente ocupado, rumo a um objetivo, considere ponderar até que ponto você realmente quer aquele objetivo.

Se for algo grandioso para você, siga em frente. Mas você já parou para pensar que às vezes está pautando os seus sonhos no que os outros dizem ser interessante? Pense nisso!

5- Pense mais em você e afaste-se das toxicidades da vida para melhorar a saúde mental

Seja egoísta! Afinal, para melhorar a saúde mental é preciso que você abra mão dos relacionamentos tóxicos e desgastantes.

Fuja daqueles locais que podem ser verdadeiros gatilhos negativos e não tenha receio de cortar o contato com o que lhe faz mal.

6- Saiba qual é o seu momento de parar e descansar

“Não desista!”; “Siga em frente!”; “Não pare agora!”. Certamente você já ouviu alguma dessas frases, não é mesmo? Isso acontece porque somos sempre impulsionados a seguir arduamente todas as coisas que queremos.

Porém, não que isso esteja errado, mas é preciso que lembremos de parar e descansar também. Dar um tempo nas tarefas pesadas é uma forma de manter a importância delas, afinal, você estará dando um tempo para a sua mente, permitindo voltar, mais tarde, muito mais focado e descansado.

Ninguém precisa atingir um objetivo da noite para o dia para ser bem sucedido. Ninguém.

7- Pratique hábitos saudáveis

Lembre-se de manter hábitos saudáveis ao longo dos seus dias. Isso inclui exercícios físicos; uma boa noite de sono e alimentação saudável. Tudo isso auxiliará na melhora da sua saúde mental, desencadeando equilíbrios nas funções corporais e mentais.

8- Busque suporte psicoterapêutico – você não precisa resolver tudo sozinho

Por fim, lembre-se de que você não precisa resolver tudo sozinho, ok? A psicoterapia, por exemplo, pode ser sua aliada nessa trajetória de cuidados com a saúde mental. Cuide-se dessa forma e valorize a si mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.