Como estudar para o primeiro concurso?

Está começando a estudar para o primeiro concurso, mas ainda não sabe como se preparar e se organizar da melhor forma? Então veja este conteúdo até o fim! Pois nele vamos lhe apresentar diversas sugestões que possam ser úteis no seu dia a dia de concurseiro. Vamos lá?

Como estudar para o primeiro concurso?

O primeiro concurso tende a parecer mais desafiador, afinal, tudo é novo. E tudo que é novo, ao mesmo tempo, é desconhecido. E esse desconhecimento pode elevar o nosso medo e a nossa insegurança.

Por isso, ler algumas dicas que possam amenizar a ansiedade e ajudar a lidar com o cronograma é um bom caminho, certo? Então veja as nossas dicas e comece a preparar-se da melhor forma:

1- Analise o edital do concurso e verifique tudo que deverá ser estudado

O primeiro passo é ficar a par de tudo que será cobrado no concurso, é claro. Estude o edital e observe tudo que será considerado como importante para a avaliação.

2- Avalie os conhecimentos que você já possui

Antes de começar a estudar para o primeiro concurso de acordo com o edital, procure fazer uma autoanálise também. Quais conhecimentos você já possui? O que você já domina? O que você tem um breve conhecimento que, com uma revisão, já poderá ter um excelente resultado? Pense nisso.

3- Prepare as suas metas de novos aprendizados e revisões

Partindo da autoanálise acima, foque em estipular novas metas de aprendizagem e de revisão. Por exemplo: aprender o que é adjunto adnominal e revisar a classe gramatical dos verbos.

Faça isso com relação a todos os conteúdos que serão cobrados no concurso, é claro.

4- Estipule um horário diário de estudos

Com as metas em mãos, você já saberá, mais ou menos, quanto tempo precisará para concluir todos os seus estudos. Dentro desse pensamento, foque em dividir essas tarefas em dias e analise quanto tempo de estudo diário é o ideal.

Depois de traçar esse tempo, estipule o horário de estudos diários. Descubra se de manhã, de tarde ou de noite é melhor e invista nisso.

5- Prepare o ambiente para estudar

O seu ambiente de estudos também faz parte do processo de estudar para o primeiro concurso. Portanto, prepare um espaço organizado, limpo, silencioso e que impeça você de ser interrompido constantemente.

  • Dica: Experimente colocar uma “plaquinha” para avisar a sua família de que você está estudando. 😉

6- Lute contra a procrastinação e lembre-se sempre dos seus objetivos

A procrastinação pode aparecer e tentar atrapalhar você na hora de estudar para o primeiro concurso. Por isso, prepare-se para se policiar. Busque sempre, em sua mente, o objetivo maior por trás dos seus estudos e foque sempre nele.

7- Cuide da sua saúde mental

Cuide da sua saúde mental, sempre! É através dela que você poderá ter mais disposição e motivação para estudar para o primeiro concurso.

Se sentir que está muito sobrecarregado, cansado ou irritado, converse com alguém, dê uma pausa e respeite os seus limites. Não se anule em prol dos estudos, pois isso não é saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.