Como se acalmar antes do primeiro dia de aula?

Se acalmar antes do primeiro dia de aula parece algo inviável para você? Pois saiba que é possível sim, desde que você cuide da sua saúde mental e respeite o seu próprio tempo de se “acalmar”.

Ou seja, você não precisa ser uma pessoa que tenta se expor ao extremo para ver se o nervosismo é minimizado. Não é muito interessante se explorar assim!

Todos temos limitações. E se você é uma pessoa tímida, não se sinta forçada a demonstrar uma comunicação com todos para tentar parecer mais tranquilo. Isso é injusto com você.

Ao mesmo tempo, se você quiser colocar em prática algumas dicas que lhe ajudem a se acalmar antes do primeiro dia de aula e garantir um desempenho mais positivo, então acompanhe este texto até o fim! Vem com a gente descobrir algumas reflexões interessantes. 🙂

Como se acalmar antes do primeiro dia de aula?

Para se acalmar antes do primeiro dia de aula é necessário respeitar a si mesmo, como já mencionamos. Não existe muito segredo quanto a isso. Respeite o seu tempo e suas limitações e isso já lhe deixará muito mais tranquilo. Além disso, considere os pontos abaixo:

Lembre-se de que todo mundo está vivendo o primeiro dia de aula

É provável que todo mundo esteja pensando em como se se acalmar antes do primeiro dia de aula. Você já parou para pensar nisso? Afinal, todos estão enfrentando um começo, algo novo e diferente. Mesmo aqueles que permanecem na mesma instituição de ensino.

Por isso, não se cobre tanto. Todo mundo está junto no mesmo “barco”. 😉

Respire fundo e busque pensar mais positivamente

Sabemos que diante de um episódio de ansiedade os pensamentos positivos não são a cura de todos os problemas. Mas, quanto mais você minar os seus pensamentos com afirmações tranquilizadoras, melhor será.

Assim, respire fundo quando sentir que o nervosismo aumentar e busque por pensamentos que minimizem os efeitos negativos da ansiedade. Tente esse exercício sempre que possível, e dentro do que for adequado a você, claro.

Não tente forçar a barra para ser o mais “comunicativo de todos”

Como mencionamos no começo deste artigo, você não precisa ser aquela pessoa que conversa com todo mundo e que demonstra estar desinibida. Você não precisa pintar uma imagem irreal de você!

Portanto, respeite os seus limites e comunique-se com os outros dentro de um equilíbrio possível. Não queira se abrir com todo mundo apenas para tentar fazer amizade. Afinal, isso forçará uma amizade pouco sincera, não acha?

Lembre-se da última vez que você se sentiu ansioso e isso passou

Tente mentalizar um momento em que você esteve muito ansioso e depois ficou tranquilo. Certamente haverá um episódio assim para você trazer à mente no momento em que tentar se acalmar antes do primeiro dia de aula.

Inclusive vale lembrar de outros primeiros dias de aula que você “sobreviveu” e que tudo passou. Acredite, ancorar a mente nisso pode ser um bom caminho para aliviar as tensões internas.

Bom retorno às aulas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.