Estratégias para reter os melhores talentos

Existem diversas estratégias para reter os melhores talentos e assim construir uma empresa mais sólida e com um clima organizacional interessante.

Algumas dessas estratégias podem ser mais complexas de serem colocadas em prática. Outras são mais simples. E para lhe ajudar nesse sentido, trouxemos 7 estratégias que podem transformar o clima da sua empresa.

Acompanhe e confira nossas sugestões. 😉

7 estratégias para reter os melhores talentos

As estratégias para reter os melhores talentos são indispensáveis. Se você realmente quer construir uma equipe forte, com bons colaboradores, é preciso investir nelas. Veja algumas práticas positivas:

1. Comece pelo básico: salário e benefícios competitivos

Comece traçando salários e benefícios que sejam competitivos. Embora a crise possa ter sido pesada para todo mundo, nós devemos reconhecer os esforços das pessoas do jeito certo.

Isso quer dizer que não devemos nos ater, sempre, ao mínimo. Mas sim, devemos saber valorizar aquilo que a pessoa nos oferece de verdade. E no que tange aos colaboradores, isso é ainda mais importante.

Por isso, estude o salário oferecido no mercado e disponibilize algo consistente e valioso.

2. Ofereça treinamentos e desenvolvimento

Oferecer oportunidades de desenvolvimento e treinamento mostra o quanto você se preocupa com o crescimento dos seus colaboradores. Além disso, essa aprendizagem constante ajuda o sujeito a se sentir mais motivado e focado em suas atividades. Vale muito a pena!

3. Estruture um plano de carreira interessante

Oferecer um plano de carreira também é importantíssimo. Isso porque esse tipo de oportunidade pode fazer com que o colaborador enxergue valor no seu trabalho, e perceba que é possível crescer cada vez mais. Isso faz com que ele se sinta mais engajado e disposto.

4. Conheça os colaboradores e ofereça funções alinhadas aos perfis

Conheça bem os seus colaboradores. Mas os conheça de verdade! Esteja atento ao perfil de cada um, reconhecendo as suas habilidades para, dessa forma, delegar funções de maneira adequada.

Afinal, fazer com que uma pessoa atue em um setor pouco convidativo para ela pode minar a sua produtividade e fazer com que ela acabe desistindo do trabalho. Cuidado!

5. Ofereça bons feedbacks

Os feedbacks fortalecem a relação da empresa com o colaborador; demonstra a sua preocupação em auxiliar o crescimento da equipe; oferece uma oportunidade de aprendizagem e pode servir de motivação para o crescimento no trabalho.

Por isso, crie uma cultura de oferecer feedbacks adequados para o seu time.

6. Dê abertura para bons diálogos

O diálogo deve fazer parte da rotina de qualquer corporação. Por isso, ao pensar em estratégias para reter os melhores talentos, pense em manter uma abertura para essas conversas.

Assim se torna possível acolher algumas demandas dos seus colaboradores, viabilizando um ambiente mais leve e saudável.

7. Reconheça o esforço dos talentos

Por fim, o reconhecimento do time também deve entrar em cena ao se pensar em estratégias para reter os melhores talentos. Apenas dessa maneira é que você provará o quanto aquele indivíduo é importante para a corporação. E assim, fará com que ele se sinta parte de algo maior, motivando-o.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.