ESTES são os DIREITOS dos dependentes em caso de rescisão por morte do empregado

Veja o que é devido receber ou não

A perda de um ente querido é um momento extremamente difícil e doloroso. Além do impacto emocional, o falecimento de um trabalhador gera dúvidas e preocupações acerca dos direitos de seus dependentes. Por exemplo, em se tratando de rescisão por morte do empregado, quais são os benefícios trabalhistas e previdenciários que a família receberá?

É importante compreender os direitos dos dependentes em caso de rescisão por morte do empregado. Isso garantirá que recebam o suporte necessário durante esse momento difícil. Portanto, fique atento na matéria desta terça-feira (11) do Notícias Concursos e saiba mais a respeito do assunto.

Leia mais: Pensão por morte para União Estável: quais são as REGRAS? Entenda

Benefícios trabalhistas assegurados aos dependentes em caso de morte do empregado

Os dependentes do empregado falecido têm direito a alguns benefícios trabalhistas assegurados pela legislação trabalhista e previdenciária. Dentre os principais, estão:

  • Saldo de salário – O saldo de salário é o valor correspondente aos dias trabalhados pelo empregado até o seu falecimento. Esse valor deve ser pago juntamente com as demais verbas rescisórias;
  • Férias proporcionais e 13º salário proporcional – Caso o empregado falecido tenha direito a férias proporcionais e/ou 13º salário proporcional, esses valores também devem ser pagos na rescisão;
  • Multa do FGTS – O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício garantido aos trabalhadores. Então, em caso de rescisão por morte do empregado, os dependentes têm direito a receber a multa, que corresponde a 40% do saldo total da conta.

Pensão por morte

A saber, além dos benefícios trabalhistas, os dependentes de empregados falecidos também podem ter direito à pensão por morte. Trata-se de um benefício previdenciário assegurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A pensão por morte é um valor pago mensalmente, com o objetivo de substituir a renda que o seguro provia à sua família.

De acordo com a regra do benefício, são considerados aptos ao recebimento:

  • Esposa (o);
  • Filhos menores de 21 anos (ou de qualquer idade, se são incapazes/inválidos);
  • Pais;
  • Irmãos não emancipados, menores de 21 anos, que provarem dependência econômica em relação ao empregado falecido.

É importante ressaltar que a concessão da pensão por morte está sujeita a algumas regras, como carência e tempo de contribuição do segurado falecido. É necessário procurar o INSS para verificar os requisitos e procedimentos para o requerimento e obtenção.

Outro ponto essencial a se observar é a reunião da documentação. Abaixo estão alguns exemplos:

  • Certidão de óbito – É o documento que atesta o falecimento do empregado e deve ser apresentado à empresa e aos órgãos competentes, como o INSS;
  • Documentos de identificação – Os dependentes precisam apresentar documentos que comprovem a relação de dependência, como certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos, entre outros.

Orientação jurídica e acompanhamento profissional

Os direitos dos dependentes em caso de rescisão por morte do empregado podem ser complexos e envolver diferentes leis e regulamentos. Por isso, é fundamental contar com a orientação jurídica adequada e o acompanhamento profissional durante esse processo.

Portanto, recomenda-se que os dependentes busquem o auxílio de um advogado especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário. Assim, ele será capaz de:

  • Fornecer informações discriminadas sobre os direitos;
  • Auxiliar na preparação dos documentos necessários;
  • Acompanhar os prazos;
  • Garantir que os dependentes recebam tudo a que têm direito.

Além disso, é importante entrar em contato com o empregador, o INSS e outros órgãos competentes para obter informações atualizadas sobre os procedimentos e requisitos para requerer os benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.