Dados do Imposto de Renda 2023 batem RECORDE; confira

Mais de 2,7 milhões de brasileiros optaram pela declaração pré-preenchida no processo de envio do Imposto de Renda este ano. A informação foi confirmada pela Receita Federal nesta semana. Trata-se de um recorde na história deste sistema, que é oferecido aos contribuintes oficialmente desde o ano de 2021.

Ao todo, a Receita Federal indica que já recebeu mais de 12,1 milhões de declarações do Imposto de Renda. Destas, 2,7 milhões foram enviadas a partir do sistema de declaração pré-preenchida, ou seja, algo em torno de 22% da totalidade em termos percentuais. Os dados consideram os envios realizados até esta terça-feira (11).

Veja a evolução das declarações nos últimos anos:

  • 2021: 36 milhões de declarações/ 360 mil declarações pré-preenchidas (1% do total);
  • 2022: 36 milhões de declarações/ 2,6 milhões de declarações pré-preenchidas (7% do total);
  • 2023 (até aqui): 12,1 milhões de declarações/ 2,7 milhões de declarações pré-preenchidas (22% do total).

Por que o nível está subindo?

Afinal de contas, o que pode explicar o aumento da preferência dos brasileiros pelo sistema de declaração pré-preenchida? Um dos motivos mais óbvios é o de que o sistema está se tornando cada vez mais conhecido. Como dito, o procedimento ainda é recente, e teve a sua primeira experiência ainda em 2021.

Este ano, no entanto, é preciso lembrar também que os cidadãos que optam pelo esquema de declaração pré-preenchida acabam tendo mais chances de receber uma possível restituição mais cedo. Agentes da Receita Federal afirmam que a prioridade pode ter chamado a atenção de mais pessoas.

Há ainda um terceiro possível motivo pelo aumento da interesse. Este ano, o sistema de declaração pré-preenchida está mais completo do que aquele processo que se viu em anos anteriores. Assim, o trabalhador que opta por este sistema passa a ter ainda menos trabalho para completar todo o processo.

As informações da declaração pré-preenchida

Informações da Receita Federal indicam que o cidadão que opta pelo sistema de declaração pré-preenchida já conta com as seguintes informações completas:

  • Autorização de acesso a terceiros para preencher a declaração;
  • Informações sobre imóveis adquiridos e registrados em cartório;
  • Doações efetuadas no ano-calendário declaradas por instituições;
  • Inclusão de criptoativos declarados pelas exchanges;
  • Inclusão de conta bancária ou fundo de investimento novo, ou não informados na declaração de 2022;
  • Rendimentos de restituição recebidos no ano-calendário.

Quem pode solicitar?

Segundo as informações da Receita Federal, o processo de declaração pré-preenchida está liberado desde o último dia 15 de março. Para realizar a solicitação, o cidadão precisa ter uma conta no sistema do gov.br nível prata ou ouro.

O Plano da Receita

Neste ano de 2023, o plano da Receita Federal é aumentar o número de pessoas que optam pelo sistema de declaração pré-preenchida. O objetivo é fazer com que 25% de todos o envios aconteçam dentro deste sistema.

Ao todo, a Receita espera receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda.

Malha fina

É importante ressaltar que as pessoas que optam pelo sistema de declaração pré-preenchida não estão livres de cair na malha fina. Desta forma, é importante verificar as informações da declaração baixada antes de concluir o envio de forma definitiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.