Empréstimo com Auxílio Brasil: saiba quais são os critérios

Confira mais detalhes sobre essa nova modalidade atrelada ao benefício

Hoje vamos falar sobre o empréstimo com Auxílio Brasil, que pode ser a solução para quem está precisando de um dinheiro extra.

Aliás, essa nova modalidade de crédito surgiu juntamente com o benefício. Por isso, gerou muitas dúvidas a respeito de seus critérios e como solicitá-lo.

Veja a seguir mais informações a respeito e saiba o passo a passo para solicitar a quantia. Ficou interessado? Então, sugerimos que fique com a gente até o final, para não perder nenhum detalhe.

O que é Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil foi criado pelo Governo Federal com intuito de facilitar o acesso dos brasileiros a serviços básicos, como alimentação e saúde.

Ele é um programa de transferência de renda que visa substituir o Bolsa Família, lançado na gestão anterior, no ano de 2003.

Quando anunciou a criação do programa, o presidente prometeu uma parcela de 300 reais para os brasileiros, com a intenção de subir para 400 reais.

Esse aumento chegou a pouco tempo. A partir disso, os beneficiados passaram a receber uma parcela de 600 reais, que será paga até dezembro deste ano. Ademais, tem a previsão da parcela retornar ao valor de 400 reais a partir do ano que vem.

Para ter direito ao benefício, a pessoa precisa estar cadastrada no CADúnico e ter os dados atualizados a pelo menos dois anos. Além disso, a renda familiar per capita não pode ultrapassar 210 reais.

O programa, além do benefício, possui outras vertentes. Uma delas é a possibilidade solicitar o benefício mesmo que tenha uma faixa de renda maior.

Além disso recentemente, o governo anunciou uma proposta de emenda onde o beneficiário pode solicitar um empréstimo. Assim, as parcelas do benefício ficarão como garantia de pagamento.

Vejamos a seguir, algumas informações a respeito do empréstimo com Auxílio Brasil.

O que é empréstimo com Auxílio Brasil?

Os beneficiários do programa de transferência de renda do governo poderão solicitar um empréstimo para quitação de dívidas ou qualquer outra finalidade.

Dessa forma, esse empréstimo será na modalidade de consignação. Ou seja, o valor das parcelas será debitado diretamente na fonte.

Os cidadãos que optarem por essa modalidade de crédito recebem seu benefício, que atualmente está em 600 reais, já descontado a parcela do empréstimo.

Apesar de prometer um fôlego a mais para o brasileiro, especialistas apontam o risco de maior endividamento da parcela da população mais pobre.

Quem tem direito ao empréstimo com Auxílio Brasil?

A proposta de emenda do Governo Federal ao programa Auxílio Brasil que visa conceder empréstimo consignado aos beneficiários. Assim, determina que todos os brasileiros que se enquadram nos pré-requisitos do benefício, poderão solicitar o empréstimo com Auxílio Brasil.

Para dar entrada no pedido, basta comprovar o recebimento do auxílio. Logo, para quem fez o cadastro e está aguardando aprovação, o pedido só poderá ser feito após o recebimento da primeira parcela.

Já posso solicitar o empréstimo com Auxílio Brasil?

A proposta de emenda constitucional foi apresentada pelo governo há poucos dias, e apesar de já ter sido aprovada pelo Congresso Nacional, ainda precisa passar por regulamentação do Ministério da Cidadania.

Isso significa que ainda não é possível solicitar o empréstimo junto às instituições financeiras. Pois, se faz necessário aguardar a regulamentação, para que se saiba as regras e o Ministério irá impor.

De quanto será o empréstimo com Auxílio Brasil?

Apesar de não estabelecer um valor fixo ou um teto máximo para o empréstimo, o Congresso Nacional estipulou que as parcelas não podem comprometer mais do que 40% do valor total do benefício.

Essa porcentagem foi calculada sobre o valor original do programa, de 400 reais. Uma vez que os 600 reais que estão sendo pagos atualmente é uma medida provisória. E, provavelmente, se findará em dezembro deste ano.

Em suma, podemos concluir que o valor do empréstimo não poderá ultrapassar 160 reais mensais.

Há também informações de que o prazo para pagamento não poderá ultrapassar dois anos. No entanto, essa não é uma informação concreta, pois ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania.

Quais as instituições que oferecem a modalidade de crédito?

Como a proposta ainda não foi regulamentada e não se sabe ao certo como irá funcionar, não é possível determinar quais as instituições que irão aderir ao empréstimo com Auxílio Brasil.

Até o momento, somente a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil demonstraram interesse em disponibilizar a linha de crédito aos beneficiários do programa.

Apesar de ainda não disponibilizar o empréstimo, os bancos já estão fazendo um pré-cadastro de quem demonstra interesse na linha de crédito.

Agora que você já sabe mais a respeito do empréstimo com Auxilio Brasil, pesquise mais a respeito. Dessa forma, veja se essa é uma boa opção para você e sua família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.