Forma Pará: período de inscrição do Processo Seletivo Especial 2023 termina nesta segunda (8)

O período de inscrição para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2023 do Programa Forma Pará termina nesta segunda-feira, dia 8 de agosto. Os interessados devem realizar as inscrições exclusivamente por meio do Portal Fadesp.

De acordo com o edital, para confirmar o cadastro, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 20.

Nesta edição do Forma Pará, participam a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O Programa “Forma Pará” oferta vagas em cursos de graduação em universidades do Estado do Pará com o objetivo de atuar contra as desigualdades inter-regionais.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Forma Pará 2023 está marcada para o dia 21 de agosto. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 16 de agosto, data de divulgação do cartão de confirmação de inscrição.

Conforme o edital, a avaliação será composta por uma prova de redação e por 35 questões objetivas sobre as questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

Os estudantes que cursaram pelo menos um dos anos do ensino médio, ou esteja cursando o último ano no município/distrito em que o curso será ofertado e os estudantes que moram no município/distrito no qual o curso será ofertado há pelo menos um ano terão bônus de 10% sobre a nota obtida no exame.

Vagas e resultados

A oferta da UNIFESSPA é de 530 vagas, enquanto a UFOPA está ofertando 260 vagas. Já a UFRA está ofertando 1.000 vagas.

Há reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, há vagas exclusivas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos, e indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD).

A divulgação do resultado preliminar da prova objetiva e da lista de selecionados para correção da redação está prevista para 12 de setembro. O resultado preliminar será liberado no dia 30 de setembro. A publicação do resultado final está marcada para o dia 7 de outubro

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Presidente do Inep informa que cadernos de prova do Enem estão prontos; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.