Embriaguez do sono: O que é? É possível evitar?

embriaguez do sono, também conhecida como despertar confuso, pode representar uma “falha” na comunicação dos neurônios, assim que o sujeito acorda. Como consequência, a confusão mental, a visão turva e até mesmo a dificuldade de lembrar o que ia fazer podem aparecer no momento em que a pessoa é despertada.

Um exemplo seria a pessoa tentar atender ao telefone ao invés de desligar o despertador do celular. Ou então, abrir o guarda-roupa e esquecer-se do que ia fazer. Há casos (que possivelmente você já deve ter ouvido falar) que a pessoa desperta e acha que deve ir ao trabalho, vestindo-se para tal, mesmo em um dia de folga.

O que é a embriaguez do sono?

A embriaguez do sono, embora possa não ter tantas informações disseminadas no cotidiano, pode acarretar uma em cada sete pessoas.

Esse distúrbio representa um despertar confuso, onde o sujeito acorda, porém, sente grandes dificuldades para compreender o que acontece em sua volta, desencadeando até mesmo alguns movimentos e comportamentos inadequados.

Muitas vezes estes episódios podem ser provocados por um despertar forçado, especialmente durante o sono REM, que é quando sonhamos e os nossos olhos movimentam-se de maneira acelerada. Assim, quando despertados dessa maneira forçada, o nosso cérebro pode apresentar dificuldades para processar as mensagens e informações do contexto no qual estamos inseridos, provocando assim a confusão mental.

A embriaguez do sono, no entanto, está associada a um despertar confuso que perdura por poucos instantes, fazendo com que a pessoa se acorde de vez ou volte a dormir.

É possível evitar?

Os estudos e pesquisas acerca do despertar confuso ainda estão em andamento e, embora haja algumas conclusões, ainda não temos acesso à questões concisas sobre o assunto.

De todo modo, é evidente que o despertar forçado pode ser um dos problemas que desencadeiam a embriaguez do sono. Além disso, noites mal dormidas, com sono pobre e de baixa qualidade também podem estar associados ao problema.

Por conta disso, criar uma rotina do sono, com uma higiene de descanso adequada, além de alimentar-se bem e praticar exercícios regularmente, podem ser medidas para diminuir a quantidade de episódios.

Melhore a qualidade do seu sono

A qualidade do sono está diretamente relacionada com o despertar confuso e, portanto, é preciso seguir uma rotina regrada de descanso, a fim de reduzir os índices dos episódios.

Vale destacar que a embriaguez do sono não aparece apenas quando a quantidade de horas dormidas é reduzida, mas também, quando há um excesso de horas de sono. Ou seja, o desequilíbrio é um dos maiores gatilhos do problema.

Tendo isso em mente, veja as nossas dicas para melhorar o seu descanso e diminuir as crises do despertar confuso:

  • Crie uma rotina do sono, com hora regrada para deitar e para acordar. Não ultrapassando 9 horas por dia e nem dormindo menos do que 6 horas.
  • Respeite os ciclos do sono, que costumeiramente são de 90 minutos. Procure encaixar a sua rotina de um modo que não interrompa um ciclo.
  • Mantenha sua cama sempre limpa e bem organizada.
  • Utilize óleo essencial de lavanda para dormir mais profundamente.
  • Alimente-se bem à noite.
  • Pratique exercícios regularmente.
  • Não consuma alimentos e bebidas estimulantes à noite.
  • Evite os cochilos muito longos ao longo do dia.
  • Durma em um ambiente silencioso e com pouca iluminação.

Com essas dicas, você já poderá ter uma noite de sono mais qualificada e as chances de desenvolver um episódio de embriaguez do sono serão menores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.