Saturno: Características que você precisa saber sobre o planeta

Saturno é um planeta gigante gasoso no sistema solar externo mais conhecido por seu belo sistema de anéis.

Astrônomos o estudaram de perto usando telescópios terrestres e espaciais e encontraram dezenas de luas e vistas fascinantes de sua atmosfera turbulenta.

Saturno visto da Terra

Saturno aparece como um ponto brilhante de luz no céu escuro. Isso o torna facilmente visível a olho nu. Qualquer revista de astronomia, planetário de mesa ou app pode fornecer informações sobre onde Saturno está no céu para observação.

Por ser tão fácil de detectar, as pessoas observam Saturno desde os tempos antigos. No entanto, não foi até o início de 1600 e a invenção do telescópio que os observadores puderam ver mais detalhes.

A saber, a primeira pessoa a usar um para dar uma boa olhada foi Galileu Galilei. Ele avistou seus anéis, embora tenha pensado que poderiam ser “orelhas”. Desde então, Saturno tem sido o objeto de telescópio favorito de astrônomos profissionais e amadores.

O planeta dos anéis em números

Saturno está tão distante no sistema solar que leva 29,4 anos terrestres para dar uma volta ao Sol, o que significa que Saturno dará a volta ao Sol apenas algumas vezes durante a vida de qualquer ser humano.

Em contraste, o dia de Saturno é muito mais curto que o da Terra. Em média, esse planeta leva um pouco mais de 10 horas e meia “tempo terrestre” para girar uma vez em seu eixo. Seu interior se move em uma taxa diferente do que seu deck de nuvens.

Embora tenha quase 764 vezes o volume da Terra, sua massa é apenas 95 vezes maior. Isso significa que a densidade média é de cerca de 0,687 gramas por centímetro cúbico. Isso é significativamente menor do que a densidade da água, que é 0,9982 grama por centímetro cúbico.

O tamanho de Saturno definitivamente o coloca na categoria de planeta gigante. Ele mede 378.675 km ao redor em seu equador.

E então, gostou de conhecer mais sobre o ‘planeta dos anéis’?

Não deixe de ler também – Geografia: O que estudar sobre o planeta Vênus

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.