Elabore uma poupança de forma orgânica – veja dicas

Viabilizar uma poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas que não fazem nenhuma espécie de planejamento financeiro. Veja dicas importantes!

Se direcione ativamente para que elabore uma poupança de forma orgânica através de um planejamento financeiro pessoal

Viabilizar uma poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas que não fazem nenhuma espécie de planejamento financeiro. No entanto, é completamente possível que você se direcione ativamente para que elabore uma poupança de forma orgânica na sua rotina.

Primeiramente, é necessário que você faça um planejamento financeiro pessoal para que você verifique os seus reais gastos, ganhos e dívidas. Dessa forma, você poderá verificar as possíveis ações que você pode tomar para modificar hábitos que sejam nocivos financeiramente, ainda que sejam  hábitos implícitos na sua rotina.

Faça um mapeamento financeiro de sua situação atual 

Sendo assim, você deve realizar uma espécie de mapeamento financeiro para que faça um controle de sua rotina atual. Dessa maneira, você poderá verificar dentre os seus custos fixos (contas de consumo referentes ao fornecimento de energia elétrica, água, internet, telefone, aluguel, supermercado etc) quais são os hábitos de rotina que você pode modificar para diminuir essas contas.

Faça trocas inteligentes 

Ao passo que você pode verificar em seus gastos variáveis quais são os seus hábitos ou trocas que você pode realizar financeiramente falando.

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Bem como, você pode realizar a mesma troca no que diz respeito a sua conta-corrente. 

Visto que as fintechs oferecem serviços bancários qualificados com isenção total de tarifas. Ainda que você ache que esses valores economizados são baixos, considere um período mais longo, como o período de 12 meses, e você poderá verificar que faz bastante diferença na sua rotina essas pequenas economias.

Direcione os valores economizados para sua poupança com a finalidade de amparar a sua poupança como um hábito.

Veja a poupança como um hábito

Pois, ao enxergar a sua poupança como um hábito fica muito mais fácil para você entender a sua real necessidade. Sendo assim, mantenha o foco no hábito e, posteriormente, você poderá ajustar os valores.

Uma vez que é muito importante que você tenha hábitos financeiramente saudáveis para que você possa guardar dinheiro de forma orgânica.

Por isso, o planejamento financeiro pode te amparar nessa análise e é importante que você tenha paciência com seu processo. Haja vista que mudar hábitos não é algo fácil e nem um processo linear.

No entanto, essas mudanças podem ser bastante resolutivas para os seus planejamentos pessoais em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.