Elabore a poupança por meio de um plano de finanças adaptável

Elabore a poupança por meio de um plano de finanças adaptável. Confira dicas relevantes para o seu controle!

É muito importante que você planeje as suas finanças para que não fique em uma situação financeira negativa, independentemente do valor da sua renda. 

Elabore a poupança por meio de um plano de finanças adaptável

Isso porque muitas pessoas que estão num ciclo financeiro negativo relacionado às finanças, acabam alimentando esse ciclo, ainda que tenha um aumento do valor da sua renda mensal.

Tenha controle sobre a sua situação atual

Para que você possa planejar suas finanças de maneira eficiente é importante que você tenha controle sobre a sua situação atual, anotando todos os gastos.

Faça uso de ferramentas de gestão

Para isso, você pode fazer uso de ferramentas de gestão, como o Trello, ou planilhas para que você facilite a visualização desses dados. A partir desse pequeno mapeamento, você pode verificar quais são as modificações que você pode realizar na sua rotina. 

Economia doméstica e trocas financeiramente viáveis 

Você pode gerar economia doméstica através do corte de gastos supérfluos que serão excluídos, bem como, você pode fazer trocas que resultem em economia sem que você abdique dos serviços.

Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito que você possui por uma opção oferecida por uma fintech. Visto que as fintechs isentam os clientes das tarifas de diversos produtos bancários.

Alimente o hábito da poupança 

A poupança deve ser um hábito para que você direcione os valores economizados. Por isso, em uma situação financeira negativa, você deve direcionar os valores economizados, ainda que sejam irrisórios.

Obtenha um fluxo financeiro pessoal positivo em longo prazo

 Dessa forma, você estará criando um modelo mental que será muito importante para que você obtenha um fluxo financeiro pessoal positivo, ainda que seja algo resolutivo considerando apenas um longo prazo.

Faça uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência é uma necessidade que não pode ser negligenciada. Por isso, ainda que você não possa direcionar um valor fixo para uma reserva, faça uma poupança para essa finalidade. Posteriormente, você poderá ajustar os valores.

Faça negociações de dívidas

Caso você esteja em uma situação financeira negativa, é relevante que você verifique a possibilidade de realizar acordos e direcionar a parcela dentro do seu planejamento financeiro pessoal.

O Feirão Serasa Limpa Nome oferece descontos interessantes para o inadimplente, sendo uma opção viável para a sua análise pessoal. É relevante que adapte essas dicas e direcione seu plano de finanças, com a finalidade de direcionar suas metas e fazer da poupança um hábito pessoal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.