Dois grupos de informais recebem Auxílio nesta quarta-feira, 30

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, dois grupos de informais recebem a terceira parcela nesta quarta (30)

Dois grupos de trabalhadores informais irão receber o dinheiro da terceira parcela do Auxílio Emergencial nesta quarta-feira (30). De acordo com o calendário oficial da Caixa Econômica Federal, as pessoas que pegam o dinheiro hoje são aquelas que nasceram nos meses de novembro e de dezembro.

Isto não é algo muito comum de acontecer. Normalmente, o banco separa uma data para o pagamento de apenas o grupo de um mês. Acontece que nesta situação eles decidiram fazer diferente e trazer essas duas turmas para uma mesma data. Isso quer dizer portanto que mais pessoas devem receber o dinheiro nesta quarta (30).

Vale lembrar que as datas dos pagamentos da terceira parcela do Auxílio passaram por uma alteração recentemente. A Caixa Econômica decidiu antecipar esses prazos tanto dos repasses como dos saques, não apenas para esses dois grupos, mas para todos os informais que estão recebendo o benefício atualmente.

No entanto, é preciso deixar claro que as datas dos saques para as pessoas que nasceram em novembro e dezembro são diferentes, embora as duas também tenham passado por uma antecipação. Veja abaixo:

Data dos saques da terceira parcela:

  • Novembro – 16 de julho
  • Dezembro – 19 de julho

Em entrevista recente, o Presidente da Caixa disse que é muito provável que eles acabem antecipando também os pagamentos da quarta parcela do benefício para todos os grupos dos informais. No entanto, isso ainda não aconteceu oficialmente. Dessa forma, seguem valendo as datas anteriores. Pelo menos é o que se tem até aqui. 

Auxílio para os informais

No caso dos informais, vale lembrar sempre que o pagamento inicial acontece apenas de maneira digital. Então as pessoas que nasceram em novembro e dezembro só podem movimentar esse dinheiro dessa terceira parcela pela internet.

Para isso eles precisam utilizar o app do Caixa Tem. Por lá, é possível pagar boletos, fazer algumas compras de maneira online ou mesmo presenciais. No entanto, é preciso verificar se o estabelecimento aceita o dinheiro do programa na maquininha.

A data do saque acontece normalmente alguns dias depois. A Caixa argumenta que isso é importante para evitar fraudes no sistema. Portanto, não há qualquer indício de que eles irão poder mudar essa lógica em uma provável prorrogação do programa.

Prorrogação

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o Governo Federal deverá anunciar a prorrogação do Auxílio Emergencial muito em breve. Ele, aliás, adiantou que o projeto vai ganhar mais dois ou três meses de duração.

No entanto, pouca coisa deve mudar nessa nova fase do programa. Os valores, por exemplo, deverão permanecer no patamar atual. De acordo com o Ministério da Cidadania, são parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375.

Outro ponto que também não deve sofrer alteração é a quantidade de beneficiários. Ainda de acordo com o Ministério, cerca de 39,1 milhões de pessoas recebem o dinheiro do programa atualmente, e isso deve seguir assim pelos prováveis meses adicionais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.