Direcione a sua entrada no mercado de investimentos

Direcione a sua entrada no mercado de investimentos de forma planejada e faseada. Confira dicas adaptáveis!

É muito importante que o entrante no mercado de investimentos faça um planejamento financeiro que contemple suas particularidades de maneira faseada.

Direcione a sua entrada no mercado de investimentos

Elabore um planejamento que seja resolutivo para que você possa diversificar suas opções de investimentos de modo seguro. Como em todo planejamento financeiro, você deve separar seus custos entre fixos e variáveis. Dessa forma, poderá entender o seu cenário atual e definir suas metas.

Defina suas metas 

É relevante que defina suas metas, considerando o curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você poderá analisar o mercado e estudar a viabilidade de cada opção. É aconselhável que busque sempre por fontes oficiais para que você possa entender os diversos fatores que impactam a economia e o mercado de investimentos.

Busque por informações oficiais

É viável consultar sites oficiais como o Banco Central do Brasil, a Bolsa de valores do Brasil e de algumas fintechs, como o Nubank ou o Banco Inter, por exemplo. Já que são fontes confiáveis de informações e possuem uma linguagem descomplicada para o novo investidor.

Questione pontos relevantes

Dentro do seu processo de planejamento financeiro, você deve realizar alguns questionamentos objetivos. Por exemplo:

  • Dentre as opções estudadas por você, quais acredita serem viáveis para atender as suas metas em curto, médio e longo prazo?
  • Qual opção dentro do mercado de investimento atual pode ser viável para  o seu plano de aposentadoria?
  • Qual é a melhor opção para que você elabore uma reserva de emergência?
  • Qual é o valor monetário que você pode disponibilizar para o seu planejamento de investimentos?
  • Quais são as chances de você precisar resgatar valores antes do final de um contrato?

Conheça as opções de renda fixa

Além de questionar esses pontos, é importante que você comece pelas opções de renda fixa. Visto que são opções que permitem que estude de forma prática o funcionamento do mercado.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um exemplo de opção que permite investimento de valores baixos. Dessa forma, você poderá diversificar suas opções de maneira planejada e considerar suas particularidades.

Faça adaptações e direcione suas finanças

Entretanto, é muito importante que você diversifique suas opções aos poucos e tenha clareza sobre os riscos e oportunidades da economia atual. Adapte as dicas citadas e direcione o seu planejamento financeiro através de considerações relevantes sobre suas necessidades, refazendo o seu processo periodicamente. Dessa forma, estará adaptando o seu planejamento e criando caminhos para elevar a sua rentabilidade de forma segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.