Planejamento financeiro flexível: a poupança como um resultado eficiente

Conceitue a poupança como um resultado eficiente dentro de um planejamento financeiro flexível. Veja dicas importantes!

Você pode elaborar uma poupança de forma direcionada, considerando-a um hábito importante na sua rotina dentro de um planejamento financeiro flexível.

Planejamento financeiro flexível: a poupança como um resultado eficiente

Uma situação financeira atual da pessoa física está impactada diretamente pelos fatores externos, principalmente a economia que não está estável e também não é estática. Por isso, é necessário que um planejamento financeiro seja feito, ainda que a sua situação financeira não esteja positiva.

O desafio de controlar suas finanças pessoais em uma situação financeira negativa 

Certamente, um planejamento financeiro ampara a viabilização de uma poupança. Porém, planejar em uma situação financeira negativa pode ser desafiador. Entretanto, é possível que você adote a flexibilidade como um conceito na sua rotina.

Mapeie seus gastos fixos e variáveis

Por exemplo, é possível que você faça um mapeamento da situação atual, separando os gastos fixos e variáveis. De forma sucinta, os gastos fixos são os gastos referentes à sua sobrevivência e manutenção do estilo de vida, como contas de fornecimento de água, energia elétrica, internet, aluguel, supermercado etc. Por conseguinte, os demais gastos são seus gastos variáveis.

Defina metas e foque nos seus hábitos

Após obter esse pequeno mapeamento, é importante que você defina metas em curto, médio e longo prazo. No entanto, dentro do processo flexível para se obter a poupança como um hábito, você deve focar em mudar hábitos como sua meta inicial; já que o planejamento flexível não foca nos valores monetários guardados, ao menos no início do seu processo.

Faça trocas relevantes para a sua rotina de forma orgânica

É possível que você faça trocas importantes para as suas finanças pessoais; ainda que sejam economias de pequenos valores. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade, dessa forma você estará gerando economia de maneira orgânica.

Crie um novo caminho para a sua vida financeira 

Assim sendo, direcione todos os valores economizados para a sua poupança, dessa maneira estará gerando economia organicamente e criando um novo caminho  para lidar com suas finanças.

Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para metas mais agressivas, no entanto, o mais importante é que crie uma relação saudável e sustentável com suas finanças pessoais. 

Não abdique de controlar suas finanças

Certamente, é importante que não abdique de controlar sua rotina, visto que ao abdicar de controlar sua rotina financeira, está deixando de controlar algo que já ocorre na sua rotina, independentemente do seu controle.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.