Dicas Simples Para Economizar e Viabilizar Uma Poupança

Dicas para economizar nos detalhes da rotina e viabilizar uma poupança

Economizar é fundamental para que alcance seus objetivos e viabilize uma poupança. Por isso, é importante que elabore um planejamento estratégico financeiro e se atente a alguns pontos fundamentais para economizar através de medidas simples. 

Preste atenção nos pequenos gastos

Aqueles centavinhos que gasta sem perceber. Comece a ter atenção cada vez que for gastar o dinheiro que está na sua carteira. Da mesma forma que deve pensar sobre os gastos do cartão de crédito. Assim sendo, cada vez que for passar um valor baixo no cartão, questione esse hábito. 

Isso porque esse hábito é implícito nas pessoas, sendo assim, questionar o hábito de compra pode mudar os caminhos dos seus hábitos de compra.

Troque o plano do celular

Muitas vezes você paga por um plano de telefonia e não utiliza todos os serviços. Por isso, é viável analisar o que realmente utiliza e pedir um desconto para a sua operadora. 

Cartão de crédito sem anuidade

Trocar o cartão tarifado por um cartão de crédito sem anuidade pode ser uma boa opção para economizar. Pois, no final de um ano você economiza um valor considerável. Principalmente, se você possuir mais de um cartão.

Pesquisar para comprar

Pesquise muito antes de decidir por uma compra. São muitas as opções de pesquisa na internet. Inclusive, você pode buscar um produto diretamente em um site de comparação de preços, com direito a avaliação de outros consumidores. A diferença de preço entre as lojas pode ser bastante elevada para o mesmo produto.

Experimente outras marcas 

Tudo bem ter suas marcas preferidas. Porém, dê uma chance para empresas que oferecem o mesmo produto, você pode se surpreender positivamente. Além disso, o pior que pode acontecer é você voltar para a sua marca habitual.

Crie metas para a poupança 

Já sabemos que poupar é um hábito. Por isso, é importante que alimente esse hábito financeiro aos poucos. No entanto, você pode criar metas para direcionar um valor mensal para a poupança. 

Sendo assim, quando for algo que talvez não seja tão importante, você pode pensar que é melhor bater a sua meta pessoal de poupança. 

Cuidado para que esse desafio não se torne uma fonte de autocobrança. Essas dicas direcionam a sua rotina para que crie novos hábitos. Se seus pensamentos forem muito rígidos você pode desistir de gerenciar suas finanças. Por isso, flexibilize para si mesmo e reconheça seus avanços. 

Dessa forma, aos poucos você cria hábitos que viabilizam a sua poupança e passa a economizar naturalmente para alcançar seus objetivos pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.