México: 4 fatos importantes sobre o país

Com uma população de cerca de 125 milhões, o México tem, de longe, a maior população de falantes da língua espanhola do mundo – mais do que o dobro do que vive na Espanha para se ter uma ideia.

Como tal, ele molda o idioma e é um lugar popular para quem deseja se aprimorar no espanhol, além disso, é um país que abriga uma cultura fascinante. Conheça alguns fatos interessantes sobre o país.

Quase todo mundo fala espanhol

Como muitos países latino-americanos, o México continua a ter um número significativo de pessoas que falam línguas indígenas, mas o espanhol se tornou dominante.

É a língua nacional de fato, falada em casa exclusivamente por cerca de 93% das pessoas. Outros 6% falam espanhol e uma língua indígena, enquanto apenas 1% não fala espanhol.

A língua indígena mais comum é o nahuatl, parte da família de línguas astecas, falada por cerca de 1,4 milhão. Cerca de 500.000 falam uma das várias variedades de mixteca, e outros que vivem na península de Yucatán e perto da fronteira com a Guatemala falam vários dialetos maias.

A taxa de alfabetização (a partir de 15 anos) é de 95%.

A maioria dos mexicanos vive em centros urbanos

Embora muitas das imagens populares do México sejam de sua vida rural – na verdade, a palavra inglesa “rancho” vem do espanhol mexicano rancho – cerca de 80% da população vive em áreas urbanas.

Com uma população de 21 milhões, a Cidade do México é a maior cidade do Hemisfério Ocidental e uma das maiores do mundo. Outras grandes cidades incluem Guadalajara com 4 milhões e a cidade fronteiriça de Tijuana com 2 milhões.

Cerca de metade das pessoas vive na pobreza

Embora a taxa de emprego do México (2018) fosse inferior a 4%, os salários são baixos e o subemprego é galopante.

A distribuição da renda é desigual: os 10% mais pobres da população têm 2% da renda, enquanto os 10% mais ricos têm mais de um terço da renda.

México tem uma história rica

Muito antes de os espanhóis conquistarem o México no início do século 16, a área conhecida como México era dominada por uma série de sociedades, incluindo os olmecas, zapotecas, maias, toltecas e astecas.

Os zapotecas desenvolveram a cidade de Teotihuacán, que em seu auge tinha uma população de 200.000 habitantes.

As pirâmides de Teotihuacán consistem em uma das atrações turísticas mais populares do México. Além disso, vários sítios arqueológicos já chamam a atenção dos visitantes – e muitos outros esperam para serem descobertos – em todo o país.

O conquistador espanhol Hernán Cortés chegou a Veracruz, na costa do Atlântico, em 1519, e derrotou os astecas dois anos depois. As doenças espanholas exterminaram milhões de residentes indígenas, que não tinham imunidade natural contra elas.

Os espanhóis permaneceram no controle até que o México conquistou sua independência em 1821. Após décadas de opressão interna e conflitos internacionais, a sangrenta Revolução Mexicana de 1910-20 levou a uma era de governo de partido único que continuou até o final do século 20.

E então, curtiu conhecer essas informações? Compartilhe com os amigos!

Não deixe de ler também – Geografia: Como ocorre a formação das montanhas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.