Dicas para quem deseja entrar no mercado de investimentos

O mercado de investimentos é amplo e oferece muitas possibilidades. Confira algumas dicas para quem deseja investir!

Para entrar no mercado de investimentos de forma segura, é necessário considerar alguns fatores relevantes para o seu processo financeiro, além disso, deve ter cuidado para não cair em golpes e fraudes.

Dicas para quem deseja entrar no mercado de investimentos

O mercado de investimentos é amplo e oferece muitas possibilidades, no entanto, o investidor deve ter cuidado com golpes e fraudes que ocorrem na internet de diversas formas.

Cuidado com golpes

Ao receber uma proposta de ganhos elevados em um curto período de tempo, desconfie da situação, já que promessas de riqueza rápida fazem parte de diversos “esquemas de pirâmide financeira” que aplicam golpes em novos investidores.

Busque por plataformas confiáveis 

Por isso, é aconselhável que busque informações em plataforma oficiais que sejam relevantes dentro do mercado, como a Bolsa de Valores do Brasil (B3), Banco Central do Brasil (BCB), bancos tradicionais, como Itaú, Santander e Bradesco ou fintechs possuem autoridade no assunto de investimentos no mercado, como o Banco Inter, Neon, Nubank etc.

Considere suas particularidades para planejar o seu processo

Além de buscar informações em sites oficiais, considere suas necessidades para analisar o seu planejamento. Sendo assim, questione pontos relevantes, como o valor que possui para investir; a possibilidade de precisar resgatar valores antes do término do contrato; as opções de renda fixa que podem lhe atender no momento atual; qual é a melhor opção para viabilizar uma reserva de emergência ou um planejamento de aposentadoria etc.

Diversifique suas opções e comece pela renda fixa

Especialistas em finanças aconselham que os investidores diversifiquem suas opções o máximo possível, além disso, é viável que conheça o mercado através das opções de renda fixa. Por isso, contatar o gerente do seu banco ou uma corretora de valores que seja de seu interesse, pode ser viável dentro do seu processo de planejamento financeiro.

O seu planejamento financeiro deve contemplar suas necessidades de forma flexível

Certamente, o mercado de investimentos oferece muitas possibilidades de rentabilidade além da poupança, como o certificado de depósito bancário, o tesouro direto e a conta remunerada, por exemplo.

Entretanto, independentemente de suas opções é viável ressaltar que deve se atentar a ofertas recebidas pela internet, bem como deve planejar de acordo com sua necessidade para que as opções escolhidas façam sentido no seu estilo de vida.

Dessa forma, a sua entrada no mercado de investimentos tende a ser segura e eficiente, considerando a economia e a volatilidade do mercado, já que são fatores que devem ser acompanhados pelos investidores de forma ampla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.