Investimentos: poupança, conta remunerada, tesouro direto, CDI, LCI e LCA

Confira pontos relevantes sobre as seguintes opções de investimentos: poupança, conta remunerada, tesouro direto, CDI, LCI e LCA!

São muitas opções de investimentos, por isso, para entrar no mercado é necessário realizar um planejamento e considerar as possibilidades dentro da sua necessidade.

Investimentos: poupança, conta remunerada, tesouro direto, CDI, LCI e LCA

Confira algumas das principais opções de investimentos para iniciar sua jornada neste mercado de forma planejada!

Poupança

A caderneta de poupança é um dos investimentos mais utilizados no Brasil. No entanto, é um investimento bastante conservador e oferece um menor retorno, quando comparado com outras possibilidades dentro da renda fixa.

No entanto, embora a poupança perca para a inflação às vezes, é muito escolhida por quem tem menos experiência. Já que é um investimento tradicional e não tem a cobrança do imposto de renda. 

Conta remunerada

A conta remunerada é uma forma nova de destacar as opções que surgiram junto com o mercado financeiro digital. Já que os bancos digitais oferecem para o correntista rendimentos atrelados ao CDI.

Dessa maneira, os bancos atraem o cliente para poupar o seu dinheiro, considerando uma taxa de 90% do CDI 100% do CDI etc. São ganhos obtidos através de RDB, o Recibo de Depósito Bancário, que é um título de renda fixa. Por isso, essa é uma boa opção para quem tem um perfil mais conservador. Já que, de forma geral, é o primeiro passo para quem arrisca além da poupança.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto permite que qualquer pessoa invista em títulos públicos através da internet, sendo uma opção que pode ser mais rentável que a poupança e é considerada segura dentro do mercado.

As aplicações podem ter rentabilidade prefixada, pós-fixada e híbrida, por isso, é válido conhecê-las de maneira aprofundada e analisar a viabilidade de cada uma delas, de acordo com suas objetividades.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma opção de renda fixa referente a um título privado emitido por instituições financeiras. De forma sucinta, no investimento CDB, o cliente empresta dinheiro ao banco e, por isso, recebe uma taxa de juros como uma remuneração. O CDB paga um percentual do CDI, contudo, também pode ser prefixado, pós-fixado ou atrelado à taxa SELIC.

LCI e LCA

LCI e LCA são as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. Sendo assim, são opções de títulos privados que financiam a economia brasileira no setor imobiliário e no agronegócio. A vantagem para o investidor, dentre outros pontos, é que não há a cobrança do imposto de renda, algo que ocorre com o título de tesouro direto e o CDB. 

São investimentos em longo prazo que requerem um aporte mínimo elevado. Contudo, podem ser opções rentáveis dentro de um planejamento financeiro que contemple essas particularidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.