Dicas para entrantes no mercado de investimentos

Existem pontos pertinentes para a análise dos novos investidores. Confira algumas dicas para entrantes no mercado de investimentos!

Investidores têm chegado ao mercado financeiro de investimentos em números consideráveis. Segundo pesquisas recentes, o crescimento do volume de entrantes no mercado de investimentos tem sido exponencial, chegando até  400% no cenário econômico financeiro brasileiro, o que é um dado bastante relevante.

Dicas para entrantes no mercado de investimentos

É muito importante que o cidadão se atente a alguns pontos pertinentes ao mercado de investimentos, visto que, infelizmente, como em muitos produtos oriundos do mercado financeiro, há muitos golpes e fraudes que circulam na internet.

 Primeiramente, é muito importante que, caso você deseje se tornar um investidor, faça pesquisas pertinentes ao assunto através de plataformas oficiais. Tais como: os sites das instituições financeiras, de diversas fintechs, do Banco Central do Brasil, da Bolsa de Valores etc.

 Tente utilizar os simuladores

 Muitos destes sites citados disponibilizam simuladores para que você conheça um pouco do comportamento do mercado de investimentos. Por isso, pode ser viável fazer o uso de simuladores, bem como, muitas plataformas permitem que você analise o seu perfil de investidor. Ou seja, é possível que você simule diversos investimentos e conheça o seu perfil.

No entanto, com o passar do tempo, o seu perfil pode mudar de uma pessoa que não corre muitos riscos para um investidor que deseja arriscar. No entanto, para que você possa investir de forma segura, deve entender a volatilidade no mercado financeiro.

Tenha cuidado com os ganhos muito acima do mercado

Com a elevação da taxa SELIC, e, por conseguinte, instabilidade da inflação, algumas opções de investimento se tornam mais viáveis e rentáveis.

No entanto, é muito importante que você verifique se não estão te oferecendo oportunidades com valores ganhos muito acima do que se pratica no mercado atual; embora o mercado financeiro seja volátil, sempre é possível que você pesquise e entenda a base dos investimentos no momento atual.

 Comece pelo investimento de renda fixa

 O novo investidor deve focar em renda fixa porque é uma forma de entender o comportamento do mercado, bem como, é uma maneira de saber o percentual de rentabilidade do seu investimento, o que pode te dar maior segurança para que possa modificar suas opções.

São muitas as opções disponíveis no mercado, como o CDB ou o Tesouro Direto, por exemplo, que são ferramentas fáceis de usar. Não menos importante, procure investir através de plataformas que não cobrem taxas de intermédio. Na atualidade, as fintechs permitem que você invista valores de forma simples e intuitiva através dos seus aplicativos. Sendo assim, este é um ponto importante para a sua pesquisa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.