Como saber se o trabalho está te fazendo mal?

Como analisar e saber se o trabalho está te fazendo mal? O que deve ser levado em conta para chegar a uma conclusão plausível quanto a isso?

Neste conteúdo vamos apontar algumas considerações importantes sobre esse tema, com o intuito de lhe ajudar nessa descoberta. Acompanhe e saiba mais sobre essa autoanálise.

Como saber se o trabalho está te fazendo mal?

Existem diversas formas de como saber se o trabalho está te fazendo mal. O mais importante, aqui, é lançar um olhar atento para a própria rotina. Dessa maneira você conseguirá analisar as suas emoções, o seu bem-estar e a sua saúde física e mental de forma geral.

Por meio dessa análise você conseguirá coletar informações que lhe ajudem a compreender a sua real situação. Abaixo, portanto, apresentamos algumas dicas que podem ser interessantes durante a sua análise pessoal. Veja:

1- Você teme que o fim de semana acabe logo

Todo fim de semana é aquela mesma história… O medo de que a segunda chegue logo é algo recorrente em sua vida. E domingo à noite costuma ser uma verdadeira tortura.

Isso parece familiar para você?

2- Mesmo descansando e dormindo bem, você se sente muito cansado ao longo do dia

Apesar de ter boas noites de sono (quando tem), você se sente extremamente cansado e sem energia para trabalhar. A rotina acaba sendo muito pesada, impedindo o seu bom desenvolvimento no ambiente corporativo.

3- Você se queixa constantemente do seu trabalho

Quando você conversa com amigos e familiares sobre trabalho, você costuma falar de coisas positivas ou negativas?

Claro que às vezes coisas negativas podem surgir, mas o que queremos dizer neste tópico é com relação à frequência: você fala mais sobre coisas ruins ou boas?

4- Falta-lhe perspectivas mediante o seu futuro na empresa

Quando você pensa sobre o seu futuro dentro da empresa, o que lhe vem à mente? Um crescimento interessante, ou você sente que está estagnado na carreira?

O segundo pensamento pode ser uma das pistas que pode lhe ajudar a saber se o trabalho está te fazendo mal.

5- A relação com os seus colegas está desgastada

Você tem muitos conflitos interpessoais e, em algumas situações, sente que “não aguenta mais” interagir com os seus colegas ou gestores.

Isso acontece com você? Então fique atento!

6- Você tem sentido dores no corpo ou outros problemas de saúde apareceram

O seu corpo pode estar apresentando sinais de que as coisas não têm caminhado muito bem.

As enxaquecas são recorrentes, assim como os problemas digestivos. As dores musculares também aparecem de forma constante, mesmo sem motivos aparentes.

Esses podem ser sinais de psicossomatização, que é quando as emoções escorregam para o corpo. E assim, promovem sintomas que podem te ajudar a saber se o trabalho está te fazendo mal.

7- A sua preocupação com o trabalho é constante e excessiva

A sua preocupação excessiva com o trabalho é constante, mesmo nos momentos de lazer e descanso? Além disso, parece que nada tira o seu trabalho da sua mente, desgastando as suas energias?

Você tem se sentido assim? Então talvez seja o momento de repensar a sua carreira profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.