Desmotivação na vida: Por que isso acontece? Como lidar?

Veja algumas dicas que podem ser úteis.

desmotivação na vida pode ser um verdadeiro impeditivo para alcançar sonhos. A falta de motivação, independente da esfera da vida, pode acarretar em uma acomodação e, em casos mais extremos, pode levar ao desenvolvimento da depressão. Por isso, neste conteúdo nós destacamos alguns apontamentos importantes sobre o assunto. Acompanhe e entenda.

Por que a desmotivação na vida acontece?

A desmotivação na vida aparece de uma forma multifatorial. Isto é, não existe apenas uma “causa e efeito” responsável por esse tipo de sentimento/sensação. No entanto, existem alguns fatores que costumam aparecer com mais afinco nesse tipo de situação, como por exemplo:

  • Falta de sonhos, objetivos e propósitos: Se não soubermos aonde queremos chegar, por que caminhamos? Ao mesmo tempo, não basta saber quais são os sonhos se apenas deixamos eles de lado!
  • Dificuldades para impor limites: Aceitando diversas demandas alheias e deixando a própria saúde mental de lado.
  • Excesso de trabalho e falta de tempo para si: Focando apenas em “terminar” uma obrigação, deixando de lado os prazeres da vida.
  • Falta de recompensas, resultados e satisfação: Se não há nada de agradável esperando lá na frente, que motivação terei? Foque em apontar quais serão as suas recompensas, de maneira saudável.
  • Falta de hobbies e atividades que geram prazer: Se você não tem nenhuma atividade cotidiana que gera prazer, comece a considerar isso como uma necessidade.
  • Entre outros fatores subjetivos e singulares, que envolvem o emocional; a percepção do mundo; o contexto de vida; etc.

Como lidar com a desmotivação na vida?

Para lidar com a desmotivação na vida é necessário tomar a decisão de escutar a si mesmo. Muitas vezes vamos deixando as nossas emoções de lado, apenas para prestar atenção em quem amamos. Mas, à medida que o tempo passa, essa falta de olhar para si mesmo pode desenvolver situações de cansaço, frustração, etc.

Sendo assim, comece a olhar para si mesmo, escute as suas emoções e veja as nossas considerações como um breve suporte:

1- Entenda que a desmotivação não é o mesmo que infelicidade

Um erro bastante comum que muita gente comete é o de achar que sentir-se desmotivado é o mesmo que ser infeliz. E não é.

Não tem como sermos felizes o tempo todo. É humanamente impossível. Assim sendo, a desmotivação poderá surgir, volta e meia. O que não podemos deixar acontecer é a falta de motivação regir a nossa vida. Aqui é que devemos dar ainda mais atenção a ela.

Ou seja, quando você acordar desanimado, de uma maneira pontual, não crie a ideia de que está infeliz. Você só não está bem… E, ok! Nem sempre estaremos bem. Mas sempre haverá bons momentos. Acredite. 🙂

2- Saiba quais são os seus sonhos e propósitos de vida

O autoconhecimento é fundamental no processo de desconstrução da desmotivação na vida. Aqui você deverá se ater ao que realmente faz “o seu coração disparar”, ou seja, aqueles sonhos que lhe enchem de esperança e expectativas.

Saiba escutar o seu coração e descubra o que você ama. A partir disso, faça um bom planejamento de vida e veja como você passará a enxergar a rotina com outros olhos.

3- Escute as suas emoções e faça psicoterapia

Jamais negligencie as suas emoções. Elas são muito importantes e possuem um papel primordial na sua saúde mental e na sua vida.

Fale mais sobre o que você sente, e cogite fazer isso na psicoterapia. Desse modo você se conhece melhor; aprende a lidar com os seus gatilhos emocionais e compreenderá os fatores primordiais por trás da sua desmotivação na vida. Experimente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.