Demonstre autoconhecimento e resiliência durante a entrevista de emprego

Demonstre autoconhecimento e resiliência durante a entrevista de emprego de forma orgânica e objetiva. Veja dicas relevantes!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar sua carreira em longo prazo através da apresentação assertiva de sua trajetória profissional.

Demonstre autoconhecimento e resiliência durante a entrevista de emprego

O nervosismo durante a situação de avaliação pode fazer com que o candidato fique extremamente ansioso e, portanto, aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego.

No entanto, é possível adotar uma postura participativa para evitar a autossabotagem profissional, através de simples pontos de atenção. É aconselhável para o candidato que não cruze os braços e pernas; bem como, caso seja possível, não deixe objetos no seu colo e evite atrasos.

Adote uma postura positiva

Outros pontos compõem uma postura positiva, como manter o contato visual com o profissional de recrutamento e seleção; controlar o tom de voz; responder aos questionamentos feitos durante a entrevista de emprego de forma assertiva e não interromper os demais participantes, caso você participe de uma entrevista de emprego coletiva, dentre outros pontos.

Construa uma narrativa relevante e objetiva

A sua postura deve ser amparada pela sua narrativa. Por isso, é importante que você tenha clareza sobre os pontos fortes referente a sua carreira profissional. Dessa forma, poderá direcionar a sua trajetória de modo orgânico, destacando resultados obtidos em seus empregos anteriores.

Por exemplo, é possível que você fale sobre a sua praticidade para lidar com gargalos; facilidade para lidar com pessoas; gestão de conflitos; acompanhamento de projetos; condução de reuniões; capacidade analítica; proatividade; resiliência, dentre outros aspectos que sejam compatíveis com a sua atuação em seus empregos anteriores.

Direcione seus pontos negativos

No entanto, o candidato deve se preparar também para responder aos questionamentos sobre seus pontos negativos. Visto que é comum durante a entrevista de emprego surgir o questionamento sobre qualidades e defeitos.

Fale sobre os seus defeitos de maneira sucinta e resolutiva. Por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para falar em público, porém, deseja estudar teatro.

Ou ainda, você pode informar que precisa melhorar seu conhecimento em um determinado sistema específico dentro da sua área de atuação, porém, é importante ressaltar que está em vias de se matricular em um curso específico para adquirir esse conhecimento.

Estude o mercado e demonstre ser adaptável aos fatores externos

Dessa forma, o candidato estará demonstrando autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade; o que é muito importante para uma atuação efetiva no mercado digital.

Haja vista que a resiliência é um valor para uma empresa no mercado atual, considerando a volatilidade do fluxo de oferta e demanda e a necessidade de adaptação por parte das empresas e dos funcionários no que tange à essa volatilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.