Recrutamento e seleção: estratégia resolutiva para a empresa de pequeno porte

O recrutamento e seleção pode ser uma estratégia resolutiva para a empresa de pequeno porte. Veja pontos relevantes!

É possível que uma empresa de pequeno porte faça um planejamento estratégico para que obtenha um um processo de recrutamento e seleção mapeado e direcionado.

Recrutamento e seleção: estratégia resolutiva para a empresa de pequeno porte

O empreendedor pode encontrar alguns gargalos nos processos administrativos, considerando que uma empresa de pequeno porte possui um orçamento limitado, e, por isso, nem sempre contempla todas as suas necessidades. Entretanto, é possível que o empreendedor direcione seu processo de recrutamento e seleção mapeando alguns fatores inerentes ao seu negócio desde a sua ideia inicial.

Cultura

Por exemplo, é necessário que a gestão da empresa obtenha clareza sobre sua cultura. Por isso, definir a cultura da empresa através de sua missão, visão e valores é fundamental para essa gestão. Visto que, o perfil contratado deverá ser compatível com a cultura empresarial.

Embora o microempreendedor individual (MEI) possa contratar apenas um funcionário, é possível que pense no crescimento da sua empresa. Por isso, é necessário realizar um planejamento que contemple esse crescimento, de maneira que o perfil seja mapeado para que ampare o seu crescimento de forma escalável, sem precisar refazer todos os seus processos.

Além da clareza sobre a cultura, é necessário que seja repassado o valor integral ao cliente interno e externo. Por isso, é necessário que todos os processos da empresa estejam alinhados.

Crescimento

Dessa forma, conforme o crescimento da empresa ocorrer, será possível direcionar a gestão de cada área para que a cultura da empresa esteja implícita na sua gestão. Pois, um processo muito negativo para uma empresa, é quando a gestão funciona de forma diferenciada em determinado setor; o que torna a empresa contraproducente, fazendo com que perca seus talentos.

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas não pode ser negligenciada por uma empresa de pequeno porte, já que é uma maneira de direcionar o fluxo interno e valorizar a gestão de forma holística. Sendo assim, uma empresa que corrobora esses valores deve implementar benefícios conforme a sua situação permitir. 

Benefícios e reuniões brainstorming

Dessa forma, é possível que a empresa faça um processo planejado dentro da sua gestão de benefícios para que possa  reter seus talentos de maneira orgânica, bem como pode lançar ações motivacionais por meio de reuniões brainstorming. Por isso, o estudo sobre os processos da empresa pode ajudar a investir em fatores tecnológicos e direcionar os benefícios, sendo pontos importantes para o processo de recrutamento e seleção em uma empresa de pequeno porte.

Contudo, futuramente pode ser interessante para a gestão criar um plano de carreira que ampare o seu crescimento interno, além de implementar treinamentos interativos; de maneira que a gestão de pessoas possa controlar o processo de recrutamento e seleção de maneira orgânica e resolutiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.