Identificação do Gargalo em 3 Passos

Como identificar o gargalo da sua empresa em poucos passos?

A identificação do Gargalo é fundamental para o sucesso das ações da sua empresa. Por isso, é possível que descubra algumas informações relevantes sobre seus processos ao realizar essa identificação.

Desenho do processo

O desenho do processo é fundamental para que identifique o gargalo do processo. Por isso, liste todas as etapas do processo, pode elaborar um fluxograma, por exemplo. Sendo assim, o importante nesse desenho do processo é que tenha clareza sobre etapa, para que possa identificar a falha dentro desse fluxo.

Capacidade de produção

Após conhecer todo o processo é o momento de identificar a capacidade de cada tarefa dentro do seu processo. No entanto, a forma de mensuração da sua capacidade pode variar de acordo com a empresa, segmentos e quais processos são executados.

Por isso, pode fazer uso de cronômetros, dadas sistêmicos e médias estatísticas. Haja vista que o importante nessa etapa e ter a informação da capacidade produtiva da sua empresa por hora.

Demanda

A identificação da sua demanda é a última etapa do processo. Sendo assim, identifique a sua demanda atual e a projetada. Assim poderá analisar se a sua capacidade comporta a sua demanda atual, para que viabilize receber novos pedidos.

O gargalo está na etapa que não atende a demanda

Portanto, a análise da capacidade de cada etapa do processo deve ser verificada em contrapartida a demanda existente para cada etapa do processo. Assim sendo, a etapa do processo com menor capacidade de atender a sua demanda é a etapa em que se encontra o seu gargalo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.