Criptomoedas: o crescimento dos bitcoins e a digitalização da economia

As transações realizadas através das criptomoedas são protegidas pela criptografia e essas informações são gravadas no blockchain. Saiba mais!

De forma sucinta, uma criptomoeda é uma moeda digital, contudo, ela não é emitida por nenhum órgão ou regulamentada.

Criptomoedas: o crescimento dos bitcoins e a digitalização da economia

As criptomoedas são utilizadas de diversas formas, tal como o dinheiro em espécie, já que são moedas de troca e facilitam as  transações comerciais.

Tecnologia blockchain

As transações realizadas através das criptomoedas são protegidas pela criptografia e essas informações são gravadas no blockchain. Em suma, o blockchain se refere a um grande registro de transações, já que se trata de um banco de dados públicos, no qual as operações são realizadas através dessa tecnologia. Cada operação é verificada para assegurar que a mesma moeda digital não tenha sido utilizada por outra pessoa.

O que são mineradores?

Contudo, o registro no blockchain é feito pelos mineradores. Sendo assim, eles oferecem a capacidade para o processamento das informações, considerando o registro e a conferência das transações, em troca disso, requerem novas unidades da criptomoeda. Os bitcoins são as criptomoedas mais populares do mundo e são criadas conforme essa rede. Sendo assim, são moedas digitais que são validadas e incluídas no blockchain.

Portanto, de forma sucinta, a mineração se refere a uma criação de novas unidades da moeda digital, ou seja, se um número maior de computadores eleva a capacidade de processamento de mineração, se torna mais difícil resolver as questões levantadas pelo sistema, e isso é proposital para limitar o processo de mineração.

Oferta e demanda no mercado digital

Sendo assim, o valor das moedas digitais varia de acordo com a lei oferta e demanda da economia, já que quando as criptomoedas estão em voga para os investidores, os valores tendem a subir. No entanto, há um número limitado de criptomoedas em circulação e novas bitcoins são criadas mediante uma taxa previsível, dessa forma, equilibrando o preço da moeda.

O poder descentralizado atrai a atenção de grandes potências econômicas

Embora seja popular, o mercado de criptomoedas ainda é conceituado como pequeno, contudo, o seu crescimento tem atraído a atenção de grandes economias globais, inclusive, algumas delas já discutem algum tipo de centralização e controle da moeda digital.

A tecnologia no mercado financeiro

Embora a criptomoeda não tenha sido criada com a finalidade de ser um investimento, há algumas formas de adquirir bitcoins e outros investimentos comprando cotas de um fundo de criptomoedas, podendo negociá-las. Sendo assim, esse mercado vem crescendo e demonstra como a tecnologia modifica processos e digitaliza todos os fluxos do mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.