Criptomoedas: a criptografia no controle e emissão de transações financeiras

A criptografia no controle e emissão de transações financeiras modificou o mercado de investimentos. Saiba mais sobre as criptomoedas!

Criptomoeda é um tipo de dinheiro digital, sendo assim, é uma modalidade financeira que tem se popularizado bastante dentro do mercado de investimentos.

Criptomoedas: a criptografia no controle e emissão de transações financeiras

Por ser oriunda da era digital, a criptomoeda não possui uma regulamentação específica. Visto que, cada governo de cada país, pode administrá-la de forma diferente, já que a criptomoeda não é emitida por nenhum governo. De forma sucinta, através da criptomoeda você pode transferir fundos de um lugar ao outro, em qualquer parte do mundo, sem precisar de intermédio.

O conceito não é tão atual quanto a tecnologia!

 As criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu o uso da criptografia para controle e emissão de transações financeiras; o que dispensaria qualquer autoridade central. Obviamente que em 1998 isso foi apenas um conceito, porém, foi aprimorado algum tempo depois, em 2009, quando surgiu, de fato, a criptomoeda.

Embora o Bitcoin seja o modelo de criptomoeda mais conhecido, são muitos os tipos existentes, calcula-se que existam mais de 9.000 criptomoedas no mundo.

Bitcoin

Bitcoin é a principal criptomoeda utilizada como forma de pagamento. Sendo assim, por ser um produto totalmente digital, não é necessária a sua impressão e sua a criação se dá pelo processo de mineração.

Para investir em bitcoins é necessário realizar um cadastro em uma empresa autorizada (são muitas as opções disponíveis no mercado), posteriormente, é necessário ter crédito na conta e direcionar os valores por meio de depósito ou transferência. A Bitcoin é a criptomoeda dominante no mercado.

 Ripple

A criptomoeda Ripple Labs foi criada por uma empresa privada e não pode ser utilizada para fazer compras. Sendo assim, o seu objetivo inicial era facilitar o fluxo de transferência entre os países. Portanto, a criptomoeda Ripple funciona até mesmo como um complemento do Bitcoin. Dessa forma, não pode ser vista como uma concorrente, já que permite que você transfira valores de qualquer tipo de moeda.

Litecoin

Semelhante ao Bitcoin, a criptomoeda Litecoin é conhecida como a “prata”, por conta do seu surgimento. Já que a ideia inicial dessa criptomoeda, conceitualmente, não era derrubar o Bitcoin, mas ser uma outra opção no mercado, tão boa quanto a líder. Sendo assim, a criptomoeda Litecoin foi criada como uma opção acessível para a população. Portanto, é uma opção bastante conhecida dentro do mercado financeiro.

Stellar

 A Stellar Lumens é 700 vezes mais rápida do que o Bitcoin e tem um custo médio de transição muito mais barato. Criada por um dos criadores do Ripple, a Stellar já possui apoio de muitas organizações internacionais, sendo utilizada para pagamentos por alguns sistemas. Sendo assim, a Stellar é uma ferramenta que auxilia nas transações financeiras e no desenvolvimento do mercado digital.

É importante ressaltar que a Stellar é uma plataforma que une criptomoedas e dinheiro em espécie. Ou seja, você pode enviar Bitcoins para uma carteira online e receber em reais ou dólares. Portanto, essa é uma opção viável para investidores que buscam investimentos de longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.