Covid-19: Lockdown ajudou Araraquara a zerar fila para internação hospitalar

Em entrevista à TV Globo, o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), afirmou que o lockdown decretado em fevereiro para conter o avanço da Covid-19 ajudou a encerrar a fila para internação hospitalar na cidade. Segundo ele, as medidas restritivas permitirão que o mês de abril seja melhor.

Além de zerar a fila por internação nas unidades de Saúde de Araraquara, o lockdown derrubou o número de novos casos. Já o número de óbitos irá demorar um pouco mais para cair, de acordo com Edinho.

“Estamos há 10 dias sem nenhum paciente nas nossas unidades aguardando internação que é o que mais queríamos. Redução de óbitos vai demorar um pouco ainda porque os óbitos de hoje é uma fotografia do que aconteceu na primeira quinzena do mês de fevereiro”, disse o prefeito.

“Média móvel (de casos) caiu 53%, as internações caíram 30%, pacientes em quarentena caiu 65% e na principal informação a testagem, os exames coletados remetidos aos laboratórios, tivemos uma queda de 62%”, completou.

Com a queda nos índices da pandemia de Covid-19, Araraquara agora poderá ajudar outras cidades da região a superarem o colapso do sistema de saúde.

“Isso significa que nós viveremos uma situação melhor no mês de abril. Claro, Araraquara é referência regional, mesmo a queda de leitos vai nos dar uma margem maior para poder ajudar a região que está numa situação muito difícil”, afirmou Edinho.

Lockdown adotado como última medida contra Covid-19

O lockdown em Araraquara foi decretado em 21 de fevereiro, após um surto de casos de Covid-19 provocado pela variante P.1 encontrada inicialmente no estado do Amazonas.

Como o sistema de saúde estava beirando o colapso, inclusive, com falta de cilindros de oxigênio, insumo essencial para tratar Covid-19 grave, o prefeito impôs medidas restritivas de circulação.

“Adotamos lockdown como a última medida porque vivenciamos em fevereiro situação muito difícil quando identificamos a circulação da mutação do coronavírus que ficou conhecida como P1. Fomos obrigados a adotar essas medidas”, disse Edinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.