Construção de Brasília: como foi cobrado na prova da Unesp?

Entenda!

Construção de Brasília: entenda como o assunto foi cobrado na prova da Unesp

Brasília foi construída entre os anos de 1956 e 1960, em 4 anos, durante o governo de Juscelino Kubitschek, e todo o processo precisou de um alto investimento financeiro e mão-de-obra.

Questões sobre a construção da capital brasileira são abordadas com uma grande frequência pelas principais provas do país, como os vestibulares.

O vestibular da Unesp, Universidade Estadual Paulista, abordou o tema em uma das suas questões de história do Brasil dentro do processo seletivo.

Dessa maneira, para que você tenha uma idea do seu desempenho no exame, nós trouxemos a resolução e o comentário de uma das questões de história cobradas. Se você não fez a prova, pode ainda aproveitar para entender como as próximas edições da prova podem abordar o assunto.

Construção de Brasília: questão da Unesp

(Unesp) Leia o depoimento dado por Lúcio Costa em 1974. Primeiro, essa massa sofrida do nosso povo, que constitui o baldrame da Nação e que para cá afluiu, a fim de realizar a obra num prazo exíguo, com sacrifícios tremendos e grande idealismo, apesar de ter sido atraída inicialmente pela necessidade do dia a dia, de conseguir algum dinheiro para suas famílias. Esse lastro, essa população que afluiu e aqui está, não quis voltar, espraiou-se e forçou essa inversão de ordem natural do planejamento que era as cidades-satélites virem depois de a cidade concluída.

(Apud: Abelardo de Sousa. Arquitetura no Brasil: depoimentos, 1978.)

Esse depoimento refere-se a dois componentes importantes da construção de Brasília:

a) o deslocamento de trabalhadores, oriundos principal – mente do Nordeste, para o Planalto Central e a redefinição do planejamento urbano original, que precisou incorporar áreas de moradia popular.

b) o compromisso social do governo federal liderado por uma burguesia nacionalista e o desenvolvimento de programas sociais que permitiram a melhoria das condições de vida e trabalho no Planalto Central.

c) o acelerado crescimento populacional, gerado pelas boas condições de vida na nova capital, e as novas oportunidades oferecidas pelo governo federal, que desenvolveu programas de requalificação profissional.

d) o início dos processos de migração internos, provocados após a inauguração da nova capital, e a ampliação da oferta de empregos na indústria, que levou trabalhadores do Sul e do Sudeste para a região central.

e) o nomadismo dos trabalhadores pobres, atraídos pelas raras ofertas de emprego, e as estratégias de assegurar transporte e moradia gratuitos que pudessem atrair mais brasileiros para as indústrias da região central.

Análise:

A resposta correta para a questão da Unesp é a alternativa A.

O candidato deveria ter em mente que o trecho do depoimento de Lúcio Costa colocado pela questão faz uma referência aos “candangos”. O termo foi usado para denominar os trabalhadores que migraram para o local da construção para trabalhar no projeto de  construção de Brasília.

Instalados, inicialmente, no perímetro do Plano Piloto, estes trabalhadores foram empurrados para áreas periféricas da capital. Dessa forma, pode-se afirmar que as cidades-satélites passaram a representar a materialização da separação entre o poder e a nova capital e povo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.