Unesp divulga locais de prova do Vestibular 2024

Candidatos já podem conferir o ensalamento

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública que foi fundada em 1976. Atualmente, a Unesp possui diversas unidades no estado de São Paulo.

O calendário da próxima edição do processo seletivo da Unesp já foi divulgado, mas os candidatos devem ficar atentos: a instituição divulgou o ensalamento referente à aplicação das provas do Vestibular 2024.

Dessa maneira, para que você possa entender como consultar os locais de prova e quais são as principais datas envolvidas no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unesp. Vamos conferir!

Vestibular Unesp 2024: ensalamento é divulgado nesta segunda-feira (06)

Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, o ensalamento referente às provas previstas pelo Vestibular 2024 da Unesp foi divulgado nesta segunda-feira, 06 de novembro.

Assim, todos os participantes inscritos já podem acessar os próprios locais de realização das provas no site da Fundação Vunesp, responsável pelo Vestibular 2024 da Unesp. Para visualizar o ensalamento, os candidatos devem realizar login com número de CPF ou email registrados no momento da inscrição no processo seletivo.

Nesta edição, o Vestibular da Unesp será aplicado em 35 cidades brasileiras. Veja quais são elas:

  • No estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
  • Em outros estados: Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR e Uberlândia-MG.

Ficou com alguma dúvida sobre o ensacamento? Acesse o Manual do Candidato e consulte mais informações sobre o Vestibular 2024 da Unesp.

Vestibular Unesp 2024: funcionamento das inscrições

O período de inscrições para o Vestibular Unesp 2024 foi encerrado no mês de outubro e todos os candidatos puderam se inscrever somente através do site da Fundação Vunesp.

Na inscrição, os candidatos deveriam indicar indicar se queriam concorrer através do Sistema Universal (SU) ou pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Para o sistema de reserva de vagas foram destinadas vagas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas e que estudaram integralmente em uma escola da rede pública de ensino.

Todos os candidatos deveriam pagar uma taxa de inscrição de R$ 192,00 para participar do processo seletivo da Unesp. Mas, também foi oferecida aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção e a redução da taxa de inscrição. Os pedidos de isenção e redução foram recebidos até o dia 03 de setembro.

Vestibular Unesp 2024: concorrência já foi divulgado

Devemos destacar que a concorrência do Vestibular 2024 da Unesp já foi divulgada. Segundo os dados publicados, 67.430 candidatos estão inscritos no processo seletivo para disputar 6.596 vagas.

O curso mais concorrido desta edição do Vestibular é Medicina, oferecido na cidade de Botucatu/SP. Para esse curso de graduação, 21.690 participantes se inscreveram para as 81 vagas disponíveis, o que representa 267,8 candidatos para cada vaga.

A relação de candidatos para cada vaga para outros cursos oferecidos pela Unesp pode ser conferida no documento integral.

Vestibular Unesp 2024: processo seletivo terá duas etapas

Nesta edição do Vestibular da Unesp, a primeira fase será aplicada no dia 15 de novembro, das 14h às 19h.

A prova da primeira etapa terá duração de 5 horas e será composta por 90 questões objetivas (de múltipla escolha).

Provas Unesp
Os candidatos farão as provas da primeira fase do Vestibular da Unesp ainda em novembro. Imagem: Estratégia Vestibulares/Reprodução

A segunda fase, por sua vez, irá acontecer em 10 e 11 de dezembro, também das 14h às 19h. As provas serão formadas por 36 questões discursivas e por uma proposta de redação. No primeiro dia de provas, os estudantes deverão resolver 24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática. No segundo dia, por sua vez, estarão presentes 12 questões de Linguagens e a redação.

Vestibular Unesp 2024: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a Unesp está oferecendo 6.596 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo. 

Do total de vagas, 3.748 serão destinadas ao Sistema Universal e o restante (2.848) ao Sistema de Reserva de Vagas.

Vestibular Unesp 2024: divulgação do resultado

O resultado final do Vestibular 2024 da Unesp será publicado no dia 31 de janeiro de 2024. Na mesma data será divulgado também o edital com orientações para os procedimentos de matrícula dos participantes aprovados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.