Unesp divulga terceira chamada nesta quinta-feira (15)

Candidatos já podem acessar o resultado

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública fundada em 1976 e que possui diversas unidades em cidades do estado de São Paulo.

Todos os candidatos que participaram da edição 2024 do Vestibular da Unesp e não foram convocados na primeira chamada devem ficar atentos: a terceira chamada de participantes aprovados já foi divulgada e pode ser acessada.

Dessa maneira, para que você consiga acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo sobre o Vestibular 2024 da Unesp. Confira!

Vestibular Unesp 2024: terceira chamada já pode ser consultada

Conforme indicado no cronograma oficial do processo seletivo, a terceira chamada do Vestibular 2024 da Vunesp foi publicada às 16h desta última quarta-feira, dia 15 de fevereiro.

Os candidatos podem acessar o resultado de duas formas diferentes:

  1. Realizando login no site da Vunesp, responsável pela realização do processo seletivo, e visualizando o resultado individual;
  2. Consultando a lista de candidatos convocados através da terceira chamada, disponibilizada em formato PDF.

Todos os estudantes aprovados deverão realizar os procedimentos de matrícula. Para a terceira chamada, a matrícula em terceira chamada será realizada entre os dias 15 e 16 de fevereiro, de forma virtual, pelo site da Vunesp ou pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad).

Além disso, a Unesp indica que também deverão realizar matrícula de forma virtual pelo Sisgrad e no mesmo período os candidatos aprovados em terceira chamada através do Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2024”, com 457 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento.

Os candidatos que não foram aprovados na terceira chamada devem ficar atentos, uma vez que a Unesp ainda poderá divulgar outras chamadas. Veja a data das próximas divulgações:

  • 4ª chamada: 19 de fevereiro;
  • 5ª chamada: 21 de fevereiro;
  • 6ª chamada: 23 de fevereiro;
  • 7ª chamada: 27 de fevereiro;
  • 8ª chamada: 29 de fevereiro;
  • 9ª chamada: 06 de março;
  • 10ª chamada: 11 de março.

Ficou com alguma dúvida sobre a terceira chamada do processo seletivo? Acesse o Manual do Candidato e confira mais informações sobre o Vestibular 2024 da Unesp.

Vestibular Unesp 2024: dados do processo seletivo

A Fundação Vunesp divulgou dados importantes sobre o processo seletivo, como a concorrência do Vestibular 2024 da Unesp Nesta edição do processo seletivo, 67.430 candidatos se inscreveram para disputar mais de 6 mil vagas.

O curso mais concorrido era Medicina, oferecido na cidade de Botucatu/SP. Para esse curso de graduação, 21.690 participantes se inscreveram para as 81 vagas disponíveis, o que representa 267,8 candidatos para cada vaga.

Além de Medicina, outros cursos também registraram uma relação de candidato/vaga alta. Veja quais são os cursos mais concriados nesta edição do Vestibular da Unesp:

  • Psicologia, em Bauru: 50,2 candidatos/vaga;
  • Ciência da Computação, em Bauru: 41,0 candidatos/vaga;
  • Direito, em Franca: 39, 3 candidatos/vaga;
  • Ciências Biomédicas, em Botucatu: 28,9 candidatos/vaga;
  • Medicina Veterinária, em Botucatu: 27,8 candidatos/vaga;
  • Arquitetura e Urbanismo, em Bauru: 22,8 candidatos/vaga;;
  • Nutrição, em Botucatu: 22,5 candidatos/vaga.

Também devemos mencionar que, nesta edição do Vestibular, a Unesp ofereceu 6.596 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo. 

Vestibular Unesp 2024
Os candidatos disputaram quase 7 mil vagas. Imagem: Estratégia Vestibulares/Reprodução

Do total de vagas, 3.748 foram destinadas ao Sistema Universal e o restante (2.848 vagas) ao Sistema de Reserva de Vagas.

Vestibular Unesp 2024: funcionamento das inscrições

As inscrições para o Vestibular da Unesp terminaram no início de outubro e os candidatos puderam se inscrever somente através do site da Fundação Vunesp, responsável pela organização do processo seletivo. 

No momento da inscrição, os estudantes deveriam uma modalidade de participação: Sistema Universal (SU) ou Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Para o sistema de reserva de vagas serão destinadas vagas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas e que estudaram integralmente em uma escola da rede pública.

Vestibular Unesp 2024: etapas

Nesta edição do Vestibular da Unesp, as provadas foram divididas em duas etapas diferentes. A primeira fase aconteceu no dia 15 de novembro e as provas foram compostas por 90 questões de múltipla escolha que irão abordar assuntos diversos estudados ao longo do ensino médio. 

A segunda fase, por sua vez, foi aplicada em dois dias: 10 e 11 de dezembro. Nesta etapa, os participantes enfrentaram 36 questões discursivas: 24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática e, no segundo dia de provas, 12 questões de Linguagens e a redação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.