Veja quais são os cursos menos concorridos do Vestibular Unesp 2024

O curso menos concorrido é Meteorologia

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública que foi fundada em 1976 e que possui diversas unidades em cidades do estado de São Paulo.

A próxima edição do Vestibular da Unesp já está em andamento e os candidatos devem ficar atentos aos comunicados divulgados pela instituição. No dia 20 de outubro, a Unesp divulgou a concorrência do processo seletivo. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os estudantes não estão interessados somente em saber quais são os cursos mais concorridos: os candidatos também querem saber quais são os cursos menos concorridos do processo seletivo.

Assim, para que você descubra quais se o seu curso está entre os menos concorridos, separamos um resumo completo sobre o Vestibular Unesp 2024. Vamos conferir!

Vestibular Unesp 2024: cursos menos concorridos são divulgados

A Fundação Vunesp, responsável pela realização do processo seletivo, já divulgou a concorrência do Vestibular 2024 da Unesp. Nesta edição do processo seletivo, a Vunesp registrou 67.430 candidatos inscritos para 6,596 vagas para cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo. 

O documento divulgado pela Vunesp revela quais são os cursos menos concorridos do processo seletivo. Em alguns cursos, por exemplo, o número de vagas é superior ao número de candidatos inscritos. Vamos ver quais são eles:

  • Meteorologia, em Bauru: 0,7 candidatos/vaga;
  • Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, em Presidente Prudente: 0,8 candidatos/vaga;
  • Física, em Ilha Solteira: 0,8 candidatos/vaga;
  • Engenharia de Biossistemas, em Tupã: 1 candidatos/vaga;
  • Matemática, em Presidente Prudente: 1,1 candidatos/vaga;
  • Geografia, em Ourinhos: 1,1 candidatos/vaga;
  • Engenharia de Energia, em Rosana: 1,2 candidatos/vaga;
  • Pedagogia, em Marília: 1,2 candidatos/vaga.

Vestibular Unesp 2024: cursos mais concorridos

Veja quais são os custos mais concorridos desta edição do Vestibular da Unesp:

  • Medicina, em Botucatu: 267,8 candidatos/vaga;
  • Psicologia, em Bauru: 50,2 candidatos/vaga;
  • Ciência da Computação, em Bauru: 41,0 candidatos/vaga;
  • Direito, em Franca: 39, 3 candidatos/vaga;
  • Ciências Biomédicas, em Botucatu: 28,9 candidatos/vaga;
  • Medicina Veterinária, em Botucatu: 27,8 candidatos/vaga;
  • Arquitetura e Urbanismo, em Bauru: 22,8 candidatos/vaga;;
  • Nutrição, em Botucatu: 22,5 candidatos/vaga.

Vestibular Unesp 2024: funcionamento das inscrições

As inscrições para o Vestibular da Unesp terminaram no início de outubro e os candidatos puderam se inscrever através do site da Fundação Vunesp.

No momento da inscrição, os estudantes deveriam uma modalidade de participação: Sistema Universal (SU) ou Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). É importante destacar que, do total de vagas, 3.748 serão destinadas ao Sistema Universal e o restante (2.848) ao Sistema de Reserva de Vagas.

Vestibular Unesp
O curso mais concorrido do Vestibular 2024 da Unesp é Medicina. Imagem: Estratégia Vestibulares/Reprodução

Além disso, os candidatos também deverão indicar uma cidade para realização das provas. As opções eram:

  • No estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
  • Em outros estados: Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR e Uberlândia-MG.

Vestibular Unesp 2024: datas importantes

Os candidatos inscritos no Vestibular 2024 da Unesp devem ter em mente as datas mais importantes do processo seletivo, como os dias em que as provas serão aplicadas e a data em que o resultado final do processo seletivo será divulgado.

Nesta edição do Vestibular da Unesp, a primeira fase será aplicada no dia 15 de novembro. A prova será composta por 90 questões de múltipla escolha que irão abordar assuntos diversos estudados ao longo do ensino médio. 

A segunda fase do processo seletivo, por sua vez, irá acontecer em dois dias: 10 e 11 de dezembro. Nesta etapa, os participantes irão enfrentar 36 questões discursivas:  24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática e, no segundo dia de provas, 12 questões de Linguagens e a redação.

O resultado final do Vestibular 2024 da Unesp será divulgado para todos os participantes no dia 31 de janeiro de 2024. Na mesma data será divulgado também o edital com orientações para as matrículas dos candidatos aprovados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.