Consignado do Auxílio: 17 instituições foram homologadas

De acordo com o Ministério da Cidadania, 17 instituições financeiras já foram homologadas para operar o consignado do Auxílio Brasil

Dentro de mais algumas semanas, o Governo Federal pretende iniciar a liberação do consignado do Auxílio Brasil. Nesta quarta-feira (17), o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, deu mais detalhes sobre as liberações. Entre outros pontos, ele garantiu que 17 instituições financeiras já foram homologadas para operar o crédito.

“Hoje já temos 17 instituições financeiras homologadas pelo Ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”, disse o Ministro. Ele não revelou quais seriam os bancos que teriam demonstrado interesse.

Nas últimas semanas, algumas instituições adiantaram que oferecerão o consignado do Auxílio Brasil. A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, disse que o banco vai trabalhar para oferecer as taxas de juros mais baixas do mercado. Executivos do Banco Pan também adiantaram que oferecerão o consignado.

Também nesta quarta-feira (17), Ronaldo Bento disse que ainda não há uma data exata para a liberação do crédito, mas adiantou que a regulamentação final do texto deve estar pronta até o final deste mês de agosto. Pela projeção dele, os usuários do Auxílio Brasil poderão solicitar o saldo a partir do próximo mês de setembro.

“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até o início do mês que vem seja tudo regulamentado”, disse ele. “Em setembro deve estar operacional”, completou o Ministro.

Consignado do Auxílio Brasil

O consignado do Auxílio Brasil será um sistema de liberação de crédito que exigirá o pagamento no formato de descontos. O cidadão solicita um dinheiro e passa a receber menos no programa social até que quite completamente o valor.

Nas últimas semanas, várias organizações civis pediram para que o Governo Federal não oferecesse a medida para este público mais humilde. Eles alegam que o consignado pode acabar gerando mais dívidas em um longo prazo.

Na última segunda-feira (15), o presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse em entrevista que a medida seria uma espécie de “latrocínio”. O pedetista disse ainda que as instituições que oferecerem o crédito serão criminalizadas, caso ele seja eleito.

Negativas

Do mesmo modo que alguns bancos já adiantaram que oferecerão o consignado do Auxílio Brasil, algumas das maiores instituições financeiras do país já negaram a possibilidade. Eles alegam que o crédito pode ser perigoso para os mais humildes.

“Não se trata de uma aposentadoria ou pensão, mas um benefício a pessoas que estão em dificuldades. Portanto, o Bradesco não vai operar nessa carteira. Estamos falando de pessoas vulneráveis”, disse o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Júnior.

“Entendemos que não é o produto certo para público vulnerável. Assim, o banco preferiu não operar, seja pelo perfil do público, que é vulnerável, seja pela temporariedade do benefício e a mudança que ocorre mês a mês ”, disse o presidente do banco Itaú, MIlton Maluhy Filho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.