Confira as 5 revisões do INSS que podem aumentar o valor do seu benefício

A revisão da vida toda é destinada aos segurados que entrarem com pedido da aposentadoria após o ano de 1999. A concessão considera as maiores contribuições realizadas antes de 1994, e todas após o mesmo ano.

Ao se aposentar, alguns segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não ficam satisfeitos com o valor do benefício liberado. Pensando nisso, confira a seguir cinco revisões que podem aumentar a mensalidade da aposentadoria.

Revisão da vida toda

A revisão da vida toda é destinada aos segurados que entrarem com pedido da aposentadoria após o ano de 1999. A concessão considera as maiores contribuições realizadas antes de 1994, e todas após o mesmo ano. Neste sentido, o cidadão pode se beneficiar e muito com essa possibilidade.

Cabe reforçar que o segurado possui apenas 10 anos para solicitar esta modalidade de revisão. A contagem do prazo começa a partir do primeiro repasse da aposentadoria. Para mais informações, consulte sobre a modalidade na plataforma da previdência social.

Revisão do teto previdenciário

O INSS libera benefícios que podem possuir o valor mínimo e o valor máximo liberados. O abono piso corresponde ao salário mínimo em vigência, o máximo é um teto estipulado pelo Instituto. Porém, em alguns períodos a partir de 1980, benefícios foram liberados sem considerar o limite do teto daquele período.

Então, segurados que se aposentaram em respectivos períodos e tiveram o pagamento defasado, poderão ter o valor mensal atualizado além do direito a restituição dos recursos não distribuídos. De modo geral, podem solicitar essa revisão:

  • O segurado que se aposentou entre 1994 a 2003;
  • O segurado que se aposentou entre 1988 a 1991;
  • O segurado que se aposentou entre 1982 a 1988.

Revisão da melhor data de início do benefício (DIB)

Esta revisão, conhecida como DIB, possibilita que um novo cálculo seja realizado para redefinir a renda mensal inicial. Para isso, além dos cálculos da renda inicial, será necessário considerar as regras e o período que seja mais vantajoso ao trabalhador. Costuma ocorrer quando o segurado se aposenta e continua trabalhando na mesma empresa.

Revisão por erro de cálculo do INSS

Embora seja imprudência, erros nos cálculos de uma parcela significativa de aposentadorias são muito comuns. Dentre as situações destacam-se:

  • Não incluir os períodos em trabalho especial;
  • Aplicar de maneira incorreta a fórmula 85/95, em que a soma da idade e do tempo de contribuição deve chegar a 85 pontos para mulher, e de 95 para homens;
  • Incluir salários de contribuição menores que os valores corretos.

Sendo assim, para realizar essa revisão é necessário solicitar uma cópia do processo de aprovação de aposentadoria para identificar possíveis erros. Neste caso, também é aplicado um prazo de até 10 anos após o primeiro pagamento da aposentadoria.

Revisão por pagamento de contribuições em atraso

Segurados podem pagar contribuições deixadas para trás ou em atraso mesmo já recebendo a aposentadoria. Em algumas situações, podem surgir dívidas pela falta de contribuição em determinados períodos, no entanto, o beneficiário poderá pagá-las e pedir a revisão conforme os requisitos em que se encaixa.

Veja também: INSS: Pagamento de setembro será liberado a partir da próxima semana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.