Ministro da Educação deve explicar divisão de institutos para a Câmara dos Deputados

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, deve prestar explicações a uma comissão na Câmara dos Deputados sobre a proposta de dividir os institutos federais com a criação de novas reitorias. 

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou a convocação do ministro da Educação no último dia 15. Desse modo, o ministro deve das esclarecimentos sobre a sua decisão dentro de 30 dias. Ribeiro deve escolher neste prazo a data na qual deseja responder aos questionamentos dos membros da comissão.

Proposta do MEC permite que governo indique novos reitores

O plano do Ministério da Educação (MEC) visa ampliar o número de reitorias, mas sem a ampliação das unidades ou da oferta de vagas. Desse modo, segundo o documento do MEC, a proposta é de “criar novas instituições ajustando unidades já existentes, o que adicionaria apenas as novas reitorias”. 

No entanto, essa proposta têm criado insatisfação entre reitores. Eles questionam a necessidade de criar novas reitorias apenas a partir da divisão dos institutos e os gastos gerados – estima-se que cada ‘novo’ instituto custaria R$ 8 milhões por ano.

Além disso, a proposta permite que o governo federal indique mais reitores, dispensando as tradicionais eleições internas.

Diante da proposta, o deputado Elias Vaz (PSB) solicitou mais informações sobre o plano e sobre a política de indicação de reitores. De acordo com Vaz, “vão apenas dividir o que já existe, sem oferecer estrutura para isso. É uma mudança puramente para atender interesses do governo”.

Desse modo, o chefe da pasta deverá explicar a proposta para os membros da Comissão na Câmara.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Pism 2022: UFJF vai ofertar mais de 2.300 vagas em cursos de graduação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.