Comportamentos que mancham a imagem do líder

Conhecer os comportamentos que mancham a imagem do líder é um dos passos fundamentais para quem quer construir uma liderança sadia e sólida. Afinal, nem tudo depende dos liderados, não é mesmo?

Às vezes, a atuação do líder é a maior responsável pelo fracasso de um grupo de colaboradores. Afinal, sem um bom direcionamento, como as pessoas poderão percorrer um bom caminho, não é mesmo?

Por isso, se você realmente quer ter os atributos de um bom líder, veja o que não deve ser feito no dia a dia da sua atuação. Confira neste post!

Comportamentos que mancham a imagem do líder

Os comportamentos que mancham a imagem do líder podem parecer inofensivos quando ocorrem uma só vez. Porém, à medida que se repetem, a imagem do líder começa a ficar muito negativa, a ponto de as pessoas se afastarem cada vez mais.

Assim sendo, sugerimos que você inicie uma autoanálise construtiva para pensar no que você tem feito na sua rotina enquanto líder. Veja:

1. Agressividade e grosseria com as palavras

Ser grosseiro ou demonstrar um comportamento mais agressivo é um dos principais comportamentos que mancham a imagem do líder. Afinal, não é porque você está hierarquicamente acima que pode, simplesmente, ser grosseiro com as pessoas.

Avalie a forma como você dá feedbacks negativos ou “ordena” alguma coisa. Você não vai querer ser conhecido como um chefe rude, não é mesmo?

2. Indisponibilidade

Se você nunca tem tempo para ouvir e ajudar os seus liderados, como poderia ser considerado um bom líder? Parece impossível, concorda? E realmente é.

Se você está sempre indisponível, chegará um momento que as pessoas não se importarão mais em questionar algo a você. E isso abre caminhos para retrabalho e improdutividade. Cuidado.

3. Desconfiança para com os liderados

Demonstrar falta de confiança nos liderados é um dos comportamentos que mancham a imagem do líder. Um líder precisa aprender a direcionar o time, confiando nele, e não querendo praticar o dito microgerenciamento.

4. Falta de organização

Se você se atrasa, falta, não entrega trabalhos no prazo, como poderá ser um bom líder? Afinal, as pessoas podem usar seus comportamentos como exemplo.

5. Dificuldade para delegar tarefas

Aprenda a delegar tarefas ou manche a sua imagem tentando fazer tudo sozinho. Um chefe que não sabe delegar é, no mínimo, despreparado para ter uma equipe.

6. Ausência de feedbacks para o time de colaboradores

Outro item que não pode faltar na lista de comportamentos que mancham a imagem do líder é o da ausência de feedbacks. Se você não tem o costume de dar feedbacks para os seus liderados, saiba que isso pode estar fazendo com que eles fiquem desmotivados e desfocados. Consequentemente, isso pode lhe tornar um líder ruim!

7. Dificuldade para aceitar críticas e opiniões

Você costuma aceitar críticas, opiniões e sugestões? Se não, esse também é um comportamento bastante ruim. Afinal, assim como os seus liderados, você precisa estar sempre aprendendo e se desenvolvendo.

Porém, se você “fechar a mente” para outros pontos de vista, como poderá expandir os seus conhecimentos e formas de ver o mundo? Pois é!

Reflita sobre esses pontos e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.