Atributos de um bom líder – Veja quais são

Saber analisar e avaliar quais são os atributos de um bom líder pode lhe ajudar a se tornar uma pessoa muito mais influente e inspiradora. Afinal, para liderar uma equipe é necessário ter algumas habilidades bem afloradas, pois dessa forma a interação com os liderados será muito mais próspera e positiva.

Pensando nesses fatores, fizemos este conteúdo para lhe ajudar a desenvolver o seu espírito de liderança. Acompanhe para saber mais.

Quais são os atributos de um líder?

Os atributos de um bom líder são fundamentais para criar relações mais positivas no trabalho. São esses atributos que inspiram e impulsionam os liderados. Por isso é fundamental que todo gestor saiba quais são esses atributos e trabalhe para desenvolvê-los. Conheça cada um deles, agora:

1- Escuta ativa e empatia

A escuta ativa é a capacidade de ouvir o outro com atenção plena. Isto é, você não se deixa levar por devaneios, outros pensamentos ou pré-julgamentos enquanto a outra pessoa fala. Além disso, tem a capacidade de se pôr no lugar de quem você está ouvindo, melhorando assim a sua forma de absorver aquelas informações e desencadeando relação mais saudáveis.

2- Abertura para mudanças e opiniões adversas

Ser uma pessoa aberta para opiniões adversas e mudanças no cotidiano também são atributos de um bom líder. Afinal, quem é muito “engessado” e não sabe mudar a direção quando necessário pode ser visto como uma pessoa arrogante e egocêntrica. Portanto, cuidado.

3- Capacidade de coordenar a equipe de acordo com as habilidades de cada um

Coordenar uma equipe não é o mesmo que “mandar” cada um fazer uma coisa. Mas sim, é saber alinhar as tarefas de acordo com as habilidades de cada um. Portanto, é fundamental que um bom líder conheça a sua equipe e saiba delegar as atividades de forma assertiva.

4- Inspira e encoraja todos em sua volta

Ser uma pessoa inspiradora é apontar caminhos promissores e os pontos positivos por trás dos erros e dos tropeços. Isso faz com que as pessoas em sua volta, especialmente seus liderados, sintam-se encorajados e prontos para seguir em frente. Estimule essa sua versão e seja um líder exemplar.

5- É capaz de planejar pautando-se no bem de todos e com os pés no chão

Quando um líder faz um planejamento, ele não pensa só em si. Ele pensa no todo. E ao pensar no todo, ele também avalia os caminhos e as possibilidades levando em consideração a realidade, com os pés no chão. Assim, a divisão de tarefas e metas é muito mais justa e coerente com a realidade, aumentando as chances de realização de toa a equipe.

6- Aceitar críticas e sugestões de forma aberta é um dos atributos de um bom líder

Um bom líder também é capaz de aceitar sugestões e críticas de forma aberta. Isto é, não apresenta uma atitude defensiva todas as vezes que um liderado critica algo ou sugere um novo caminho. Pelo contrário! Uma pessoa com os atributos de um bom líder é capaz de enxergar oportunidades nesse momento, criando assim, novas estratégias consistentes para o futuro.

E você, tem esses atributos de um bom líder?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.