Como usar GEOGRAFIA na sua redação? 

Geografia na Redação: um resumo

Todos nós sabemos que o uso de repertórios socioprodutivos é extremamente importante para a nota final da redação. Porém, aquilo que poucos sabem é que sustentar os seus argumentos com repertórios criativos pode te garantir pontos a mais na sua nota final.

Assim, por esse motivo, o artigo de hoje vai te ensinar a inserir alguns tópicos da matéria de geografia na sua redação! 

Dessa forma, com o uso de temas atuais e relevantes como repertório, você conseguirá garantir pontos extras!

Geografia na Redação: Gentrificação e Fenômenos Urbanos 

A urbanização é um tema muito abordado por redações dos mais variados tipos, especialmente nos vestibulares. Assim, é fundamental que você prepare alguns repertórios que podem ser utilizados nesse tipo de texto. 

Um exemplo é o fenômeno de gentrificação, que se relaciona à modernização de espaços periféricos. Com a valorização dessas áreas, os moradores mais pobres do local são forçados a se retirar. 

O fenômeno da especulação imobiliária também pode ser utilizado como repertório em temas que abordam a urbanização e seus problemas.

Geografia na Redação: Revolução Verde e Agricultura

A Revolução Verde, que aconteceu na segunda metade do século XX, trouxe uma série de inovações e modernizações para a agricultura e a pecuária, contribuindo para a expansão do agronegócio. 

Porém, essa Revolução não trouxe somente consequências positivas, contribuindo para o desgaste dos solos e o desmatamento. Visto isso, você pode inserir esse fenômeno como repertório nos seguintes temas:

  • Expansão do agronegócio e suas consequências 
  • Os alimentos transgênicos
  • A modernização das atividades agrícolas

Geografia na Redação: Migrações e Crise dos Refugiados

A Crise dos Refugiados é um fenômeno ainda muito recente e, dessa forma, pode se tornar um tema de redação. Ainda, as migrações estão também diretamente relacionadas à essa crise, bem como muitos dos conflitos que ocorrem na atualidade. 

Você pode utilizar a Crise dos Refugiados e os seus conhecimentos sobre as migrações nacionais e internacionais em temas como: 

  • As consequências da Crise dos Refugiados
  • Crise dos Refugiados no Brasil
  • Conflitos no Oriente Médio e a Crise dos Refugiados

Geografia na Redação: Terceira Revolução Industrial e Consumismo 

O consumismo é uma fenômeno extremamente atual e que, devido à esse motivo, pode ser utilizado como tema de alguma redação, especialmente nos vestibulares. 

Em temas como esse, você pode utilizar a Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica, como repertório, associando a Revolução às consequências que ela gerou na produção de aparelhos eletrônicos e lojas virtuais.

O Toyotismo, sistema de produção desenvolvido no Japão na segunda metade do século XX, também pode ser utilizado para sustentar argumentos sobre a produção de aparelhos eletrônicos, carros e demais produtos que alimentam o consumismo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.